Comece seu Dia

ANP julga proposta para disputa pelo gasoduto Subida da Serra

Projeto foi classificado pela Arsesp como ativo de distribuição, sob protestos de transportadoras, consumidores e governo Bolsonaro

Trabalhador, de uniforme azul, com capacete, óculos, protetor auricular e luvas de proteção, opera registro, na cor preta, em rede de dutos metálicos, nas cores amarelo e prata. Gasoduto em city gate: ponto de entrega de gás (Foto: Divulgação Comgás)
City gate – ponto de entrega de gás às distribuidoras (Foto: Divulgação Comgás)

COMECE SEU DIA

APRESENTADA POR 

Logo Repsol Sinopec

Entre em contato
[email protected]

Você vai ver aqui: imbróglio envolve classificação do projeto como duto de distribuição, incorporado à rede da Comgás, ou de transporte; governo vê ataques a torres de energia como terrorismo, e PF inicia investigações; Lula indica Belém para sediar a COP30. E mais:

A proposta final para encerrar a disputa no mercado de gás natural em torno do gasoduto Subida da Serra, da Comgás, em São Paulo, pode ser conhecida na reunião de diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desta quinta (12/1).

O gasoduto, do projeto Reforço Metropolitano, foi classificado como ativo de distribuição e incorporado pela agência paulista Arsesp na concessão da Comgás em 2020, sob protestos de transportadoras de gás, consumidores e do governo Bolsonaro (PL).

— Em 2021, a ANP decidiu que o Subida da Serra deveria ser um gasoduto de transporte, sujeito à regulação federal e, em tese, retirado da base da distribuidora. A ATGás, que representa as transportadoras, tentou paralisar as obras junto à ANP e judicializou o caso; iniciativas sem sucesso.

— O acordo sobre a classificação do Subida da Serra foi proposto pelo diretor da ANP, Fernando Moura, que abriu negociações com a Arsesp após sua chegada na agência, em abril de 2022. A diretoria da ANP pode aprovar a abertura de consulta pública para a minuta de acordo e a nota técnica que subsidia a proposta.

— O gasoduto está restrito aos limites do estado de São Paulo, e a Arsesp argumenta, entre outros pontos, que o gás movimentado ficará restrito ao atendimento de clientes da Comgás, descaracterizando, assim, um sistema de transporte.

Para a Transportadora Associada de Gás (TAG), a classificação do Subida da Serra como projeto de distribuição abre precedentes para novos casos de bypass na malha de gasodutos de transporte. O que pode desequilibrar o sistema, na análise da companhia.

— A TAG alertou a ANP que as tarifas de transporte para usuários dos gasodutos de transporte podem subir 39% a partir de 2026, se vingarem novos casos de desconexão de clientes importantes — outra ponta importante são as termelétricas gas-to-wire, isoladas da rede de transporte.

Governo Lula encara ataques a torres de transmissão como terrorismo… As quedas de torres ocorreram no Paraná e em Rondônia, dois estados onde Jair Bolsonaro (PL) teve mais votos que Lula nas eleições de 2022. O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que será líder do governo no Congresso, disse que Lula pediu empenho nas investigações.

… E PF abre inquérito para apurar queda de torre no Paraná Segundo informações da instituição, uma equipe de policiais federais foi até o local, em Medianeira, para realizar perícias e obter provas de um “possível crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”. Valor

UE e Otan anunciam força-tarefa para proteger rede elétrica da Europa O anúncio foi feito nessa quarta (11/1) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Ele ressaltou as dificuldades para garantir o fornecimento elétrico ocorridas em 2022 como principal motivo para a força-tarefa. Valor

O Brent operava em alta de 1,05%, a US$ 83,54 o barril, na manhã desta quinta (12/1). Na sessão de ontem, a referência subiu 3,21%, a US$ 82,67 o barril, com o otimismo sobre a demanda da commodity, e mesmo com os dados fortes do relatório de estoque semanal dos EUA. Valor

— Os estoques norte-americanos subiram 19 milhões de barris na semana encerrada em 6 de janeiro, para 439,6 milhões de barris, divulgou o Departamento de Energia dos EUA (DoE). Analistas consultados pela Reuters esperavam queda de 2,2 milhões de barris. Foi o maior avanço semanal desde fevereiro de 2021 e o terceiro maior aumento já registrado.

IBP defende novas especificações antes de aumento da mistura de biodiesel Para o instituto, o aumento da mistura obrigatória ao diesel, a ser discutido pelo novo governo, demanda novas especificações para garantir a compatibilidade do produto com as tecnologias de motores do Proconve P8.

— Ao assumir a pasta de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG) afirmou que o percentual para 2023 será definido após consulta com produtores, representantes da indústria e do setor de transportes.

ANP e EPE firmam parceria Objetivo da cooperação, prevista para durar cinco anos, é a troca de dados e informações na elaboração de estudos técnicos. Segundo a agência, o objetivo é aumentar a sinergia entre os órgãos e facilitar o desenvolvimento de ações para o setor de óleo e gás e de biocombustíveis, assim como a elaboração de políticas públicas que estimulem a competitividade e a atração de investimentos.

Economia começou a favorecer hidrogênio verde em 2022 A economia favoreceu o H2V, a partir da eletrólise com renováveis, pelos altos preços do gás natural. Em 2021, estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) mostra que a demanda global de 94 milhões de toneladas de hidrogênio foi atendida quase inteiramente por fósseis.

Chile e Colômbia fecham acordo para energia limpa e hidrogênio verde Segundo o presidente do Chile, Gabriel Boric, o acordo prevê “desenvolver e incorporar energias renováveis ​​em matrizes, particularmente hidrogênio verde, e compartilhar experiências e progressos de ambos os países nesta matéria”.

Belém será candidata a sede da COP30, anuncia Lula A capital paraense será sede caso a Organização das Nações Unidas (ONU) oficialize o Brasil para receber o evento pela primeira vez. O anúncio da decisão sai em novembro.

Por e-mail, receba também a agenda pública das autoridades do setor de energia