Energia

Airbus testará geração de eletricidade em aeronaves usando hidrogênio

A intenção é substituir o uso de combustível fóssil na geração de energia para iluminação e ar-condicionado da aeronave

Produtora de energia renovável Qair e fabricante de aeronaves Airbus formam parceria para desenvolver e-SAF na França. Na imagem: Airbus A330 (Foto: Divulgação)
Airbus A330 (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – A Airbus UpNext, subsidiária de inovação da fabricante europeia de aviões, lançou um novo programa para testar a tecnologia de célula a combustível hidrogênio em aeronaves. A intenção é substituir o uso de combustível fóssil na geração de energia para iluminação e ar-condicionado da aeronave, por exemplo.

Hoje, os aviões convencionais contam com um  pequeno motor adicional que funciona com combustível de avião tradicional, a APU (Auxiliary Power Unit). Essa unidade fornece, juntamente com os motores, a energia necessária para alimentar diversas funções não propulsivas da aeronave.

A Airbus UpNext testa agora a substituição da APU de um A330 por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade, para reduzir emissões de CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) e níveis de ruído.

“Esses testes marcarão uma nova etapa em nossa jornada de descarbonização e no programa ZEROe por meio de uma ambiciosa demonstração de voo que será lançada no ar até o final de 2025”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.

Os testes serão realizados na Espanha e pretendem demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema HyPower, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogênio.

“Demonstraremos esse sistema em condições realistas, subindo a 25.000 pés e voando por uma hora com 10 kg de hidrogênio gasoso a bordo. No entanto, não podemos fazer isso sozinhos, e nossa cooperação com o governo espanhol e parceiros externos será fundamental para viabilizar essa série de testes”, completa o Augello.

A campanha de testes de voo utilizará um Airbus A330 modificado e um banco de testes de solo do sistema. A Airbus UpNext adquirirá uma unidade de produção de hidrogênio renovável para atender a toda a necessidade da campanha de testes.

Decolando com hidrogênio

Em novembro do ano passado, a Airbus divulgou as primeiras informações do seu motor de célula a combustível movido a hidrogênio, cujos testes começarão a bordo do avião ZEROe em meados da década. O modelo A380 MSN1 será modificado para transportar tanques de hidrogênio líquido e aparelhos de distribuição associados.

De acordo com a companhia, o sistema de propulsão será uma das soluções para equipar as aeronaves de emissões zero, com previsão de lançamento em 2035.

A Airbus enxerga no hidrogênio uma das alternativas net zero mais promissoras para a aviação.

Como fonte energética para aeromotores, o hidrogênio pode ser utilizado de duas maneiras: através da combustão de hidrogênio em turbina a gás e usando células a combustível para a conversão de hidrogênio em eletricidade para a alimentação de motor de hélice.

A turbina a gás de hidrogênio pode ser agregada a células a combustível no lugar de baterias, configurando uma estrutura híbrida-elétrica.

Quando empilhadas, as células a combustível também podem aumentar a potência do motor, permitindo escalabilidade.