Biocombustíveis

Airbus e TotalEnergies firmam acordo para fornecimento de SAF na Europa

Parceria inclui programa de pesquisa e inovação destinado a desenvolver combustíveis 100% sustentáveis

Vôo do primeiro A380 movido a combustível de aviação 100% sustentável, maior avião comercial do mundo com 100% de SAF (Foto: Adueck/Pixabay)
A380 voa com 100% de SAF produzido a partir do hidroprocessamento de óleos e gorduras residuais (Foto: Adueck/Pixabay)

BRASÍLIA – Airbus e TotalEnergies anunciaram nesta quarta (21/2) a formação de uma parceria estratégica para desenvolver o mercado de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês).

A TotalEnergies fornecerá à fabricante de aeronaves SAF suficiente para cobrir mais da metade de suas necessidades na Europa. Além disso, as empresas vão trabalhar em um programa de pesquisa e inovação destinado a desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados ao design das aeronaves atuais e futuras.

O impacto da composição dos SAF na redução das emissões de CO2 e os rastros de condensação também serão estudados.

A TotalEnergies fornece os SAFs usados pela Airbus nas entregas de aeronaves em Toulouse, na França, desde 2016. Segundo a produtora de combustíveis, seus produtos podem reduzir até 90% das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida em comparação com o querosene fóssil. A meta da total é produzir 1,5 milhão de toneladas de SAF por ano até 2030.

Produção de SAF deve triplicar em 2024

Estimativas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) indicam que a produção de combustíveis sustentáveis de aviação deve triplicar dos 600 milhões de litros fornecidos em 2023 para 1,8 bilhão de litros em 2024.

A produção de SAF está em plena expansão. Em 2023, o volume disponibilizado para as companhias aéreas foi o dobro dos 300 milhões de litros vendidos em 2022.

Ainda assim, sua participação no mercado global é de apenas 3% de todos os combustíveis renováveis produzidos. 97% da produção é destinada a outros setores, como o transporte terrestre.

Segundo a Iata, a pequena porcentagem de produção de SAF na proporção do total de combustível renovável se deve principalmente à nova capacidade disponível em 2023 sendo alocada para outros mercados.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias