Adriano Pires e Carlos Quintella no CNPE

Adriano Pires e Carlos Quintella no CNPE

Bom dia,

Adriano Pires e Carlos Quintella são escalados por Moreira Franco para o CNPE e já participam da próxima reunião, que vai discutir as próximas rodadas de pré-sal.
Gustavo

O que está em jogo

Adriano Pires no CNPE
O consultor do CBIE, que foi cotado e apoiado por várias associações para suceder Moreira Franco – que também o apoiou – no MME, foi indicado nesta sexta-feira pelo próprio Moreira Franco para ser representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), após a alteração na composição do órgão de assessoramento da Presidência da República feita ontem por Moreira Franco e o presidente Michel Temer. Já participa da próxima reunião do CNPE, agendada para 17 de dezembro. Antes desse novo decreto, a nomeação de membros era feita pelo Presidente da República. Agora é do MME.

Plínio Nastari foi reconduzido para o CNPE e foi designado Carlos Quintella, da FGV, para uma das vagas destinadas às instituições acadêmicas. Falta preencher a segunda vaga da academia e aquela reservada para indicação do Forum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia.

Pauta
Na próxima reunião do CNPE, marcada para o dia 17, o MME pretende aprovar a realização do leilão do excedente da cessão onerosa e o aditivo do contrato com a Petrobras, além da 16ª rodada de concessão e 6ª rodada de partilha. Com PLC 78/2018, da cessão onerosa, travado no Senado, a estratégia do governo e da equipe de transição de Bolsonaro é contar com aval do TCU para o leilão.

Futuro ministro fala à Folha
O almirante Bento Costa Lima afirmou que foi escolhido para comandar o MME porque não tem histórico de “militância político-partidária” e não pertence a nenhum grupo com interesses no ministério. “Não recebi nenhum pedido para que nomeasse A, B, C ou D. Tenho liberdade total para conduzir o ministério, e a gente sabe que anteriormente isso fazia parte de um jogo político para ter base.”

Privatização para Angra 3
O futuro ministro defendeu a conclusão da usina de Angra 3, com participação da iniciativa privada para viabilizar a conclusão dos investimentos. “Dizem que seria preciso mais R$ 15 bilhões, e já gastamos R$ 16 bilhões. Vale a pena? Eu acho que vale muito a pena. Agora, o país tem recursos para isso? Qual parceria seria melhor para isso?”

E Eletrobras, é contra privatizar?
“Não. Será o que for melhor. As telecomunicações, por exemplo, são estratégicas e há duas décadas foram privatizadas. Somos um país continental e temos um serviço com tecnologia bem próxima do que existe em qualquer lugar mais desenvolvido do mundo. Agora, não é só privatizar. Tem de ter determinado controle”

Smart grid
Questionado sobre a necessidade de diversificação da matriz, Bento Lima reconheceu os limites da expansão da geração hidroelétrica, citou a expansão das eólicas e o desenvolvimento de novas tecnologias: “vamos contar com a pasta de Ciência e Tecnologia para fazer inovações, como os medidores inteligentes, a possibilidade de gerar quem gerar energia inserir no sistema para baixar ao máximo o preço da energia.

Leilões de energia
A Thymos Energia estima que um volume pequeno de energia elétrica será negociado hoje nos leilões A-1 e A- 2. Para a modalidade A-1, a consultoria estima uma quantidade de até 200MW, já para a categoria A-2 é esperado até 300MW.

“É um volume baixo, quando comparado com o resultado de outros leilões para compra de energia por parte das distribuidoras. A estimativa é de uma movimentação modesta porque a maioria das distribuidoras não precisa comprar mais energia e algumas estão com sobras”, explica Anton Schwyter, consultor na Thymos Energia.

Fique de olho!

Impasse com a Rússia faz Opep adiar decisão de corte na produção
Por Kiyoko Metzler e Carlo Piovano | Associated Press, de Viena
Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) adiaram ontem sua decisão de reduzir a produção, enquanto negociam com a Rússia sobre o quanto o país aliado contribuirá com o corte.

Indecisão sobre corte na produção derruba petróleo
Por Anjli Raval e David Sheppard | Financial Times, de Viena
Os preços do petróleo chegaram a cair 5% ontem, depois de a Arábia Saudita ter informado que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados estudam uma redução nas cotas de produção inferior à que muitos negociantes previam. O anúncio levantou receios de que o grupo enfrenta dificuldades para reagir ao retorno da situação de excesso de ofert

Após 75 anos, EUA voltam a ser exportador líquido de petróleo
Por Javier Blas | Bloomberg, de Viena
Os Estados Unidos passaram a ser exportadores líquidos de petróleo na semana passada, rompendo 75 anos de dependência contínua do petróleo estrangeiro e atingindo um marco importante – ainda que por um breve período – em direção ao que o presidente americano, Donald Trump, classificou de “independência energética”.

Pré-sal entra na luta por comando do Senado
Por Vandson Lima e Fabio Graner | De Brasília
A disputa pela Presidência do Senado entrou no cálculo da votação do projeto da cessão onerosa de áreas do pré-sal. Caberá ao próximo comandante da Casa – e por consequência, do Poder Legislativo – o mérito de conduzir o acordo com o governo de Jair Bolsonaro para “dividir o cheque” com Estados e municípios.

Pré-sal entra na luta por comando do Senado
Por Vandson Lima e Fabio Graner | De Brasília
A disputa pela Presidência do Senado entrou no cálculo da votação do projeto da cessão onerosa de áreas do pré-sal. Caberá ao próximo comandante da Casa – e por consequência, do Poder Legislativo – o mérito de conduzir o acordo com o governo de Jair Bolsonaro para “dividir o cheque” com Estados e municípios.

Cautela dificulta escolha para Meio Ambiente
Por Cristiano Zaia | De Brasília
Insatisfeito com o perfil dos candidatos a ministro do Meio Ambiente e em meio a divergências dentro da equipe de transição em torno do tema, o presidente eleito Jair Bolsonaro ainda está em busca de um nome para o posto. Bolsonaro também teme que haja forte reação negativa internacional de ONGs e ambientalistas ao escolhido para o posto, por isso, a cautela, diz um interlocutor.

QGOG pede recuperação judicial
Por Silvia Rosa | De São Paulo
O grupo Constellation, ex-Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG) Constellation, entrou ontem com pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O pedido já foi deferido e a empresa tem até 60 dias para apresentar um plano de reestruturação da dívida.

Leilão da Amazonas Energia recebe ao menos uma oferta
Por Camila Maia | De São Paulo
A Eletrobras pode encerrar um capítulo complicado da sua história na segunda-feira, quando espera-se que tenha sucesso na privatização da distribuidora Amazonas Energia, de longe seu ativo mais problemático. Ontem, ao menos uma oferta foi apresentada pela companhia, apurou o Valor.

Fique de olho!

Presidência da República
11h30 Solenidade de Inauguração da Galeria de Retratos dos Secretários de Estado da Segurança Pública de São Paulo
São Paulo/SP
Ministério de Minas e Energia
Ministro
Moreira Franco
Sem compromissos oficiais até o fechamento desta edição

Secretário-Executivo
Márcio Félix
Sem compromissos oficiais até o fechamento desta edição

Secretário de Petróleo e Gás
João Vicente Vieira
Sem compromissos oficiais até o fechamento desta edição

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Ministro
Marcos Jorge
Férias

Ministra substituta
Yana Dumaresq Sobral Alves
Sem compromissos oficiais
Aneel
Diretor-Geral
André Pepitone

14:00 – 14:30 Evento – Assinatura de contrato ELETROACRE

14:30 – 16:30 Evento- Realizações ANEEL 21 Anos

17:00 – 22:00 Evento: Realizações ANEEL 2018/Confraternização ANEEL 2018

Diretor
Efrain da Cruz

10:00 – 11:00 Reunião com a Eneva sobre o processo nº 48500.000445/2017-31

Diretor
Rodrigo Limp

15:00 – 16:30 Despacho interno

Diretor
Sandoval Feitosa Neto

15:00 – 16:30 Despacho interno
ANP
Diretor-Geral
Décio Oddone
Férias

Diretor
Aurélio Amaral
Férias

Diretor
José Cesário Cecchi

Despachos Internos

Diretor
Dirceu Amorelli

Sem compromissos oficiais até o fechamento desta edição

Diretor
Felipe Kury

8:30 ABIQUIM – 23º Encontro Anual da Indústria Química.
Local: Hotel iUnique – Av. Brigadeiro Luis Antônio, 4700 – São Paulo
Petrobras
Presidente
Ivan Monteiro
Despachos internos

Diretora de Exploração e Produção
Solange Guedes
Sem compromissos oficiais.

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Rafael Grisolia
Sem compromissos oficiais.

Diretor de Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto
Licença Médica – Período de 04 à 09/12 – Substituto Gerente Executivo de Suprimentos de Bens e Serviços, Cláudio César Araújo

Diretor de Desenvolvimento da Produção
Hugo Repsold
Sem compromisso oficial

Diretor de Refino e Gás Natural
Jorge Celestino
Sem compromisso oficiais
Diretor de Governança e Conformidade
Rafael Mendes Gomes
Sem compromissos oficiais

Diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão
Nelson Silva
Sem compromisso oficiais