Energia

Aneel abre processo de fiscalização da Light por blecautes em bairro do Rio

Concessão pode não ser renovada, afirma Alexandre Silveira (PSD), após visitar instalações com o prefeito Eduardo Paes (PSD)

Aneel abre processo de fiscalização da distribuidora Light por apagões na Ilha do Governador, na cidade do Rio. Na imagem: Eduardo Paes (PSD) e Alexandre Silveira (PSD) visitam as instalações da Light com o CEO, Alexandre Ferreira Nogueira, em 27/7/2024 (Foto: Reprodução TV Globo)
Eduardo Paes (PSD) e Alexandre Silveira (PSD) visitam as instalações da Light com o CEO, Alexandre Ferreira Nogueira (Foto: Reprodução TV Globo)

BELO HORIZONTE – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou processo de fiscalização na Light para investigar a causa de interrupções de energia elétrica na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ). Na quarta (24/7) e quinta (25/7), os fiscais da agência foram na área atendida pela distribuidora.

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), afirmou no sábado (27/7), durante visita às instalações da empresa, que a concessão da Light pode não ser renovada após as várias quedas de energia nas Ilhas do Governador e de Paquetá, no Rio de Janeiro (RJ).

“Vamos cobrar que as distribuidoras cheguem com energia e garantam dignidade às pessoas. Espero que hoje seja realmente um ponto de virada e que o setor privado entenda bem as regras que estão colocadas”, disse o ministro.

Também presente na visita, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), afirmou que “a Light assumiu um conjunto de compromissos”, e que a meta é “resolver o problema em definitivo” até novembro. Eles publicaram um vídeo nas redes sociais.  

Neste mês, o Procon Carioca aplicou multa de R$ 13,6 milhões à Light por causa de apagões que deixaram moradores da ilha um dia inteiro sem energia e prejudicaram as atividades do Aeroporto Internacional. A distribuidora está em recuperação judicial.

A inspeção da Aneel ocorreu na subestação Guanabara, no Centro de Operação da empresa e nas linhas de transmissão 108 e 159, onde estão localizados cabos subterrâneos com defeitos.

Entre as atividades dos fiscais estiveram checagem da documentação fornecida pela distribuidora, verificação das condições de fornecimento de energia nas áreas afetadas e das ações emergenciais da Light para consumidores. Os dados obtidos ainda estão sendo analisados.