O grupo português Galp anunciou a diretora Comercial, Paula Pereira da Silva, como nova country manager no Brasil. A executiva está na companhia desde 2012, onde ingressou como engenheira de petróleo na área de upstream. Também assessorou a Comissão Executiva e coordenou a Gestão de Portfólio do Departamento de Desenvolvimento Global de Negócios.
A Galp está presente no mercado brasileiro desde 2000, onde iniciou com a atividade de exploração de petróleo e gás, chegando ao patamar, atualmente, de quarta maior produtora do país, com projetos na Bacia de Santos, no pré-sal. Nesses últimos anos, a empresa vem diversificando suas atividades para a comercialização de gás natural a distribuidoras regionais e a clientes industriais.
“Queremos criar valor para os nossos stakeholders com a maior integração e diversificação dos nossos produtos e atividades, mantendo-nos como uma as maiores e mais competitivas empresas mundiais de energia com presença no Brasil. Nosso objetivo é liderar na implementação de projetos de excelência e eficiência operacional, garantindo sua sustentabilidade, mas sem abrir mão do nosso compromisso com o meio ambiente”, afirma.
Em 2023, a joint venture Petrogal Brasil contribuiu com 65% do Ebitda (sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) do grupo. Segundo a empresa, essa proporção irá aumentar com a conclusão do projeto Bacalhau, com previsão do primeiro óleo para 2025 e que, em níveis estáveis de produtividade, contribuirá para um crescimento de 30% da produção da Galp.
Outros pontos-chave para a operação da Galp no país incluem a busca de maior eficiência nos projetos já em operação comercial, como a otimização do campo de Tupi, ou o desenvolvimento de novas oportunidades na área de provisionamento e trading de energia, contando com o reforço das parcerias existentes e com a colaboração com universidades e comunidades.