RIO – A Comgás recebeu propostas de 16 fornecedores na chamada pública aberta pela empresa para aquisição de gás natural, com foco a partir de 2025.
A distribuidora de gás canalizado de São Paulo busca diferentes perfis de suprimento: quer garantir um contrato de fornecimento firme de longo prazo, mas também mira oportunidades de gás flexível.
A companhia recebeu, ao todo, 37 propostas, sendo 28 delas para suprimento de gás natural e nove para biometano.
Dentre as ofertas para entrega de gás natural, a Comgás recebeu seis propostas para contratos firmes; oito na modalidade 100% flexível; quatro para contratos do tipo call (opção de compra pela compradora); e dez propostas para produtos customizado.
A companhia é a maior compradora de gás do mercado brasileiro, com 13,125 milhões de m3/dia sob contrato em 2024 com a Petrobras, Shell e a Edge.
A distribuidora, aliás, assinou aditivos aos contratos de suprimento com suas três fornecedoras, para adequar a quantidade diária contratada às primeiras migrações de usuários para o mercado livre.
Os termos foram aprovados pela Arsesp, a agência reguladora estadual. O volume reduzido não foi informado.
Este mês, a Edge, da Compass, iniciou a primeira entrega de gás no mercado livre de São Paulo, para a Delta Porcelanato, em Rio Claro.