BRASÍLIA — A Fortescue anunciou na quinta (2/5) a primeira decisão final de investimento (FID, em inglês) de uma instalação para produção de hidrogênio verde nos Estados Unidos, a Arizona Hydrogen, em Buckeye, no Arizona.
O grupo australiano planeja investir US$ 550 milhões na produção do combustível a partir da eletrólise com energias renováveis nos EUA.
O anúncio da FID ocorreu durante evento que também renomeou a instalação de hidrogênio verde em Buckeye para Arizona Hydrogen.
A FID é uma etapa do projeto em que a empresa confirma as condições técnicas, operacionais, comerciais e financeiras para avançar para a fase de desenvolvimento e produção.
Com empreendimentos na Austrália, Noruega, Marrocos, entre outros países, a Fortescue pretende construir um portfólio global de projetos de energias renováveis, como eólicas, solar fotovoltaica, hidrogênio e amônia verde.
No continente americano, o Brasil é um dos países alvo. Em novembro de 2023, a empresa recebeu a primeira licença prévia do hub de hidrogênio verde do Porto do Pecém, no Ceará. O projeto é avaliado em US$ 5 bilhões.
Competição com o O&G
Segundo o presidente executivo e fundador da Fortescue, Andrew Forrest, o foco dos investimentos da companhia nos EUA é construir uma cadeia de suprimentos de energia verde em uma escala equivalente à da indústria de petróleo e gás.
O Arizona Hydrogen tem capacidade para produzir até 11 mil toneladas de hidrogênio líquido anualmente, de olho na descarbonização do transporte rodoviário pesado, que consome aproximadamente 5 bilhões de galões de diesel anualmente.