O FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes deve ser a terceira plataforma a iniciar a produção no Brasil em 2018. A Petrobras informou nesta quarta-feira (9/5) que a plataforma rumou para o campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. A unidade ainda precisa de licença de operação do Ibama para começar a produzir, o que deve acontecer nos próximos meses.
O FPSO será a primeira unidade a entrar em operação na Bacia de Campos neste ano e a terceira no país. A Petrobras já colocou em operação o FPSO P-74, que produz no campo de Búzios, na cessão onerosa da Bacia de Santos, e a Queiroz Galvão Exploração e Produção iniciou a produção do FPSO Petrojarl I, no campo de Atlanta, também na Bacia de Santos.
A unidade foi afretada pela Petrobras com a Modec. A plataforma tem capacidade para produzir 150 mil barris por dia de óleo e comprimir 5 milhões de m³ por dia de gás natural.A conversão do casco, assim como a integração dos módulos fabricados na Ásia, foi feita no estaleiro Cosco, na cidade chinesa de Dalian. A integração dos módulos fabricados no Brasil e o comissionamento final da Unidade foram realizados no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Além do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, a Petrobras ainda tem programado a entrada em operação de mais quatro plataformas em 2018. Todas elas são próprias e vão produzir no pré-sal da Bacia de Santos. Ontem, diretor de Desenvolvimento da Produção da petroleira, Hugo Repsold, informou que a partida da produção da plataforma P-68, que está sendo integrada no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, foi adiada para 2019.