Investing.com – A cotação do petróleo estava em baixa nesta sexta-feira em meio a preocupações com possíveis sanções contra o Irã e com o aumento da produção de petróleo nos EUA.
Contratos futuros de petróleo bruto nos EUA recuavam 0,18%, para US$ 68,31 às 06h45, enquanto o petróleo Brent tinha queda de 0,19%, com o barril negociado a US$ 73,48.
O ministro das Relações Exteriores do Irã disse na quinta-feira que as exigências dos EUA para mudar seu acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais são inaceitáveis.
Investidores estão preocupados com o fornecimento de petróleo depois que o Irã assumiu uma posição dura em sua resposta aos EUA, já que uma data estabelecida pelo presidente Donald Trump para potências europeias “consertarem” o acordo está se aproximando.
Trump irá decidir até 12 de maio se voltará a impor sanções sobre Teerã, o que provavelmente resultaria em uma redução das exportações de petróleo do Irã e estoques globais mais reduzidos. O Irã é o terceiro maior produtor da Opep.
A apresentação semanal da atividade de extração, a ser feita pela Baker Hughes nesta sexta-feira, irá fornecer aos investidores novos indícios sobre a produção e a demanda de petróleo dos EUA após os dados da semana passada terem mostrado que o número de sondas de petróleo dos EUA subiu pela terceira semana seguida.
Participantes do mercado continuam preocupados com o fato de que a crescente produção de shale oil dos EUA pode neutralizar as tentativas lideradas pela Opep para restringir a produção a fim de reduzir o excesso de oferta global.