Empresas

EDP Renováveis inicia operação de usina híbrida eólica-solar na Espanha

Primeiro complexo híbrido da Espanha deve produzir mais de 58 GWh de eletricidade por ano

EDP Renováveis (EDPR) inicia operação do primeira usina híbrida eólica-solar da Espanha (Foto: Divulgação EDPR)
Complexo híbrido eólico-solar na Espanha deve produzir mais de 58 GWh de eletricidade por ano (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – A EDP Renováveis (EDPR) anunciou, nesta quarta (17/1), o início das operações do primeiro parque eólico-solar híbrido da Espanha, com previsão de produzir mais de 58 GWh de eletricidade por ano.

Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país, o parque eólico Cruz de Hierro tem 22 turbinas eólicas, capacidade instalada de 14,5 MW e está em operação desde 2000. Agora, com mais de 25 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais instalados no mesmo local, o complexo quase dobrará a capacidade, para 28,75 MW.

A EDPR foi a primeira empresa na Espanha a receber, em junho de 2023, autorização do Idae (Instituto para a Diversificação e Economia de Energia) para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias.

A geração renovável deve evitar a emissão de mais de 24 mil toneladas de CO2 por ano, o que corresponde à captura de mais de 40 mil árvores adultas, calcula a companhia.

Aposta na hibridização

Segundo a EDPR, mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar estão em desenvolvimento e devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável ao país nos próximos anos.

A companhia avalia que a hibridização de projetos em operação promove a complementaridade de fontes de energia, porque quando uma fonte está inativa – por exemplo, quando não há sol –, a outra pode garantir energia e contribuir para a estabilidade da eletricidade fornecida à rede, uma das principais preocupações do setor.

Em agosto do ano passado, anunciou a instalação de um complexo deste tipo na Polônia, com a conexão de um parque fotovoltaico de 45 MW ao parque eólico de Pawlowo, de 79,5 MW.

Com este projeto, a EDP Renováveis torna-se a primeira empresa a lançar projetos com tecnologias híbridas em Portugal, Espanha e na Polônia.

Na Espanha, a expectativa é colocar outros dois parques híbridos em operação nos próximos meses.