O engenheiro eletricista Reive Barros dos Santos será o nome indicado pelo Ministério de Minas e Energia para comandar a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), substituindo Luiz Barroso, que deixou o comando da estatal com a saída do ex-ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Ex-diretor da Aneel, o novo presidente da empresa esteve reunido nesta quarta-feira (18/4) com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, na sede do MME.
Internamente, a indicação de Reive Barros é tida no MME como um quadro que reforça as prioridades do Ministério com o setor elétrico. A reforma do setor elétrico e a privatização da Eletrobras são as prioridades da gestão de Moreira Franco na pasta. Hoje, o ministro esteve reunido com o senador Eduardo Braga (MDB/AM) e o deputado Julio Lopes (PP/RJ), presidente e relator da Comissão Mista da MP 814, para discutir o tema.
Reive Barros é engenheiro eletricista graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco em 1974. Especialista em administração estratégica, atuou em grandes empresas do setor elétrico nas áreas de distribuição e transmissão de energia elétrica. Também é professor e ministra as disciplinas Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica na Escola Politécnica de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco (UPE), desde 1977. Foi diretor da Aneel entre 2014 e 2018.