Empresas

WEG e Statkraft vão instalar maior aerogerador do país na Bahia

Empresas fecharam acordo para fornecimento de turbina eólica de 7 MW desenvolvida em parceria com a Petrobras

WEG em parceria com Statkraft vão instalar maior aerogerador do Brasil no complexo eólico Brotas de Macaúbas, na Bahia. Na imagem: Harry Schmelzer Jr., CEO da WEG, e Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft, assinam acordo de parceria entre as duas empresas (Foto: Divulgação WEG)
Harry Schmelzer Jr., CEO da WEG, e Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft, assinam acordo de parceria entre as duas empresas (Foto: Divulgação WEG)

RIO – A WEG anunciou nesta quinta-feira (21/12) uma parceria com a Statkraft para fornecimento e instalação do maior aerogerador onshore do Brasil, com 7 MW de capacidade, no complexo eólico Brotas de Macaúbas, no estado da Bahia.

O acordo permitirá não só a instalação do aerogerador AGW172/7.X, como também a certificação desta plataforma. A previsão é que a turbina eólica esteja em operação no final do primeiro semestre de 2024 e que a produção em série comece no ano seguinte.

O equipamento é resultado da parceria estratégica assinada este ano com a Petrobras para o desenvolvimento do maior aerogerador onshore desenvolvido e fabricado no Brasil, com potência de 7 MW e rotor de 172 metros de diâmetro.

Além do aerogerador, a WEG vai fornecer as obras civis e elétricas para viabilizar a instalação e início do processo de repowering do complexo eólico.

Brotas de Macaúbas é composto atualmente por três parques eólicos: Macaúbas (35,07 MW), Novo Horizonte (30,06 MW) e Seabra (30,06 MW). Ao todo, são 57 turbinas eólicas, cada uma com capacidade nominal de 1,67 MW.

A expectativa é que, a partir desse primeiro projeto, as empresas possam juntas encontrar novas oportunidades de negócios tanto no país quanto internacionalmente.

“Esse é um projeto piloto e inovador no Brasil. Queremos continuar investindo em soluções eficientes para os nossos ativos e seguir contribuindo para injetar ainda mais energia limpa para o país”, afirmou Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft.