RIO – A WEG anunciou nesta sexta-feira (8/12) a troca de comando da empresa. O conselho de administração elegeu Alberto Yoshikazu Kuba como diretor-presidente no lugar de Harry Schmelzer Júnior, que deixará o cargo após 16 anos. A mudança vai ocorrer em abril de 2024.
Kuba tem 21 anos de carreira na WEG e é o atual diretor superintendente da divisão de Motores Elétricos Industriais. O engenheiro eletricista de 44 anos tem especialização em gestão empresarial e construiu sua carreira na empresa catarinense.
Começou na área de vendas de motores industriais, passou 10 anos na China, onde comandou as operações da companhia, e assumiu sua atual função em 2020.
Kuba participou da maior aquisição da história da companhia, anunciada em setembro, a compra dos negócios de motores elétricos industriais e geradores da americana Regal Rexnord Corporation por US$ 400 milhões (cerca de R$ 2 bilhões).
A Rega Rexnord tem 10 fábricas em 7 países (Estados Unidos, México, China, Índia, Itália, Países Baixos e Canadá) e 2,8 mil funcionários.
Com essa aquisição, a multinacional se posicionou para ampliar sua presença nos mercados norte-americano, chinês e indiano. “Com essa aquisição, vamos dar mais um passo na conquista do mercado chinês”, disse o Kuba na ocasião.
Schmelzer Júnior está há 44 anos na WEG e comandou a internacionalização e expansão da empresa nos últimos anos. O engenheiro eletricista de 65 anos entrou na companhia como estagiário em 1980. Se tornou CEO em 2008, ao substituir Décio da Silva, hoje presidente do conselho de administração.
Ele deverá asssumir uma vaga no conselho de administração da companhia para o biênio 2024/2025.