Gás Natural

Governo do Paraná propõe cortar ICMS do gás natural de 18% para 12%

Projeto de lei encaminhado ao Legislativo visa a equiparar a alíquota às dos demais estados do Sul e Sudeste

Governo do Paraná propõe redução no ICMS do gás natural do estado de 18% para 12%. Na imagem: Citygate (ponto de entrega de gás) da Compagas, distribuidora de gás natural do Paraná; Rede de gasodutos nas cores amarela e vermelha, com dois trabalhadores realizando inspeção e conversando; vestem uniforme azul, capacete branco e óculos escuros, equipamentos de proteção individual (Foto: Divulgação)
Gasodutos em ponto de entrega de gás natural da Compagas, no Paraná (Foto: Divulgação)

RIO – O governo do Paraná encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado uma proposta de redução na alíquota do ICMS sobre toda a cadeia do gás natural, de 18% para 12%.

O projeto de lei 1023/2023 também ajusta a alíquota do imposto estadual sobre a energia elétrica. Nesse caso, o ICMS subirá de 18% para 19%.

Ao justificar a proposta, o Executivo alega que o objetivo da redução da carga tributária sobre o gás é equiparar o Paraná ao tratamento aplicado pelos demais estados do Sul e do Sudeste.

O governo estadual destacou, em nota, que a medida também responde a uma demanda do setor nas discussões sobre a renovação da concessão da Compagas, em prol da competitividade da indústria local.

A redução do ICMS beneficiará mais de 55 mil usuários da rede da Compagas, a distribuidora paranaense de gás canalizado.

O corte de seis pontos percentuais na alíquota do ICMS do gás vale para todos os consumidores industriais, comerciais, residenciais e veiculares (GNV).