Empresas

Compass quer replicar modelo de negócios da Raízen e Moove em nova empresa de gás

Edge irá consolidar as atividades de Marketing & Serviços da Compass, com foco no B2B

Compass quer replicar replicar na Edge, a nova empresa de gás do grupo, modelo de negócios da Raízen e Moove, diz CEO, Luis Henrique Guimarães
CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães (Foto: Cortesia)

RIO – A Compass espera replicar na Edge, a nova empresa de gás do grupo, a experiência de outras empresas da Cosan, como a Raízen Combustíveis e Moove (lubrificantes), na aproximação com os consumidores finais, sobretudo no comércio e indústria, disse nesta terça (14/11) o CEO do grupo, Luis Henrique Guimarães.

A Edge irá consolidar as atividades de Marketing & Serviços da Compass – área de negócios que reúne a comercialização de gás natural e biometano, a operação do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP) e a distribuição de gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala.

O foco será o negócio B2B – quando o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física (B2C).

“É um tipo de negócio muito parecido com o da Moove e Raízen Combustíveis, com diferença que não tem o varejo [venda para rede de postos]”, comentou o CEO da Cosan, durante teleconferência com analistas e investidores sobre os resultados financeiros do terceiro trimestre, em referência à experiência das distribuidoras de lubrificantes e combustíveis do grupo com o segmento B2B.

Guimarães conta que a ideia é que a Edge se aproveite, por exemplo, da experiência do grupo com segmentação de mercado e acesso a clientes e da capacidade de sourcing (originação de molécula) para oferecer preços competitivos aos consumidores.

O executivo acredita que a comercialização de gás B2B ainda é um segmento de mercado com baixa competição no Brasil.

A Compass anunciou nesta segunda (13/11) que o foco da Edge é oferecer alternativas de suprimento de gás natural com segurança e flexibilidade aos seus clientes, impulsionando a transição energética e promovendo o mercado livre de gás.

A nova empresa do grupo será comandada por Demétrio Antonio de Toledo Magalhães Filho, atual diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Compass. Ele assumirá o cargo a partir de janeiro de 2024.