Biocombustíveis

Petrobras vai fornecer diesel com teor renovável para a SIM Distribuidora

Segundo a estatal, a parceria permitirá que transportadoras abasteçam seus veículos com o novo combustível em postos selecionados

Petrobras vai fornecer diesel R, com conteúdo renovável, para a SIM Distribuidora. Na imagem: Diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser [à esquerda], e o presidente das Empresas SIM, Neco Argenta [à direita], assinam parceria comercial (Foto: Fernanda Cordeiro/Agência Petrobras)
Diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, e o presidente das Empresas SIM, Neco Argenta, assinam parceria comercial (Foto: Fernanda Cordeiro/Agência Petrobras)

RIO – A Petrobras firmou uma parceria comercial com o Grupo SIM para fornecimento de diesel com conteúdo renovável. Será a primeira vez, segundo a petroleira, que empresas transportadoras poderão abastecer seus veículos com o novo combustível em postos selecionados.

O contrato prevê a entrega do Diesel R – produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais (como o óleo de soja) com o diesel de petróleo – em Araucária (PR), onde está localizada a Refinaria Presidente Vargas (Repar) – a primeira unidade da Petrobras a produzir o combustível.

O acordo também prevê a opção de entrega do produto na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), onde a estatal espera começar a ofertar o Diesel R a partir do primeiro semestre de 2024,.

O Grupo SIM, da família Argenta, do Rio Grande do Sul, é composto por oito empresas: SIM Rede de Postos, SIM Distribuidora de Combustíveis, Querodiesel, SIM Lubrificantes, Charrua, A27 Bank, Vital Soluções Ambientais e Lubrificantes e SIM Aviação.

A distribuidora do grupo detém uma fatia de cerca de 1% do mercado de diesel no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Petrobras avança com parcerias

Esta não é a primeira parceria celebrada pela Petrobras no segmento. Em agosto, a companhia já havia anunciado uma parceria comercial com a Volvo para uso do diesel com teor renovável da petroleira na fábrica da montadora sueca em Curitiba (PR), onde são produzidos caminhões e chassis de ônibus. Foi a primeira cliente industrial para o novo combustível da estatal.

Anteriormente, em maio, a Petrobras já havia assinado um acordo de cooperação com a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), em Rio Grande (RS), para testar a tecnologia de coprocessamento de bio-óleo na produção de petroquímicos e combustíveis.

Se bem-sucedido o projeto, a RPR será convertida para produzir no futuro, principalmente, bioaromáticos para a indústria petroquímica com conteúdo renovável.

O diesel com conteúdo renovável é o primeiro produto lançado pela Petrobras, dentro do seu Programa de BioRefino.

O produto pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções (drop-in), sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos. Também não exige alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento.

A rota de produção é chamada pela Petrobras de HBIO e começou a ser testada em 2006.

Na época, a empresa não conseguiu produzir o combustível em escala e suspendeu o lançamento do produto para o mercado.