RIO – A New Fortress Energy (NFE) chegou a um acordo com a Petrobras para deslocar o FSRU (navio regaseificador) Energos Winter para Santa Catarina e, assim, viabilizar o início das operações do Terminal Gás-Sul (TGS), na Baía da Babitonga, a partir de 2024.
A estatal brasileira vai subafretar a embarcação para a NFE durante o próximo ano.
O Energos Winter operava na frota da Petrobras desde 2009. O navio pertence à Energos Infrastructure – uma joint venture entre o fundo Apollo Global Management (80%) e a NFE (20%) – e está contratado pela Petrobras até o fim de 2024.
A petroleira brasileira, contudo, concordou em repassar o FSRU para a NFE em dezembro deste ano – quando a Petrobras deixará de operar o terminal de importação de gás natural liquefeito (GNL) do Pecém (CE).
TGS, enfim, sai do papel
Com a transferência do Energos Winter, a NFE se prepara para iniciar as operações do terminal da Baía de Babitonga – inicialmente previsto para o primeiro semestre de 2022, mas que atrasou em meio às mudanças no mercado global de GNL após a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O conflito alterou os fluxos comerciais e de investimentos em direção à Europa – que busca reduzir a sua dependência do gás russo.
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A New Fortress tem contrato de suprimento com a SCGás, de cinco anos, para entrega de 150 mil m3/dia, e busca novos clientes – dentre os quais termelétricas e transportadores interessados em contratar o serviço de balanceamento da rede.
O terminal de Baía de Babitonga nascerá conectado ao Gasbol, operado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).
O atraso do terminal catarinense gerou insatisfações no mercado local.
Petrobras encerra operação no CE
O Contrato de Operação Portuária entre a estatal e a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) se encerra no fim do ano. A partir de janeiro de 2024, a propriedade dos equipamentos que compõem o Terminal de Regaseificação do Ceará será transferida para a CIPP.
A intenção da Petrobras é se concentrar nos terminais de regaseificação de GNL da Baía de Guanabara (RJ) e Baía de Todos os Santos (BA).
O ativo na Bahia está arrendado pela estatal à Excelerate até o fim deste ano, mas a intenção da companhia é retomar a operação do terminal em 2024.
Em outubro, a empresa fechou contrato com a mesma Excelerate Energy para afretamento do FSRU Sequoia – que opera no terminal baiano – por dez anos, a partir de janeiro de 2024.
No Rio, o navio afretado pela Petrobras – também junto à Excelerate – é o Experience.