Empresas

Acelen terá usina solar de 161 MWp na Bahia

Empreendimento será feito em parceria com o fundo Perfin e a Illian, do Grupo Electra

Atiaia Renováveis anuncia compra de dois parques solares fotovoltaicos na Bahia. Na imagem: Usina solar fotovoltaica (Foto: Pixabay)
Usina solar fotovoltaica (Foto: Pixabay)

A Acelen anunciou nesta quarta-feira (1/11) a instalação de uma usina solar fotovoltaica de 161 MWp no município de João Dourado, na Bahia. O empreendimento será feito pela Refinaria de Mataripe em parceria com o fundo de investimento Perfin e a empresa Illian, do Grupo Electra. 

A expectativa é que a usina inicie a operação comercial no primeiro trimestre de 2025

A planta vai funcionar na modelo de autoprodução, com toda a energia adquirida pela Acelen, que fechou um contrato de longo prazo para compra da eletricidade, incluindo créditos de carbono gerados futuramente.

“O projeto representa mais um passo em direção à transição energética, reafirmando um de seus principais objetivos, por meio de investimento em novos projetos de energia renovável no Nordeste. Combinado com outras iniciativas de eficiência energética em implantação na refinaria, contribuirá para a redução do índice de carbono e componente fóssil dos resultados e da matriz energética da Acelen”, afirmou Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, em comunicado distribuído pela empresa. 

“Para a Perfin Infra, é um marco importante, pois fortalece nossa contribuição para o estado da Bahia e confirma nosso compromisso com a transição energética”, afirma Daniel Shinohara, sócio de investimentos da Perfin Infra. 

“Para a Illian, o acordo significa o atingimento da maturidade desta nova empresa empreendedora, 100% brasileira, focada no desenvolvimento e investimento em projetos de geração renováveis centralizados, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do país.”, afirma o CEO Sérgio Brandão.