O governo da Colômbia iniciou nesta terça-feira (31/10) os trâmites para realizar o primeiro leilão de eólica offshore da América Latina. A Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) colocou em consulta a minuta das regras do leilão e espera começar a habilitar os participantes em dezembro.
Os participantes devem comprovar experiência em projetos eólicos offshore, com no mínimo 200 MW em operação ou 1 GW em desenvolvimento.
A expectativa da ANH é que o leilão de eólica offshore colombiano seja realizado em agosto de 2024. Os resultados devem ser divulgados em novembro.
As empresas habilitadas terão até maio para sugerir as áreas desejadas, com até 270 km2, dentro do perímetro definido pela agência, na Costa do Caribe colombiana.
Os vencedores terão oito anos para fazer os trâmites de licenciamento e conexão com a rede e outros 30 anos de concessão – renováveis por mais 15 anos.
A Colômbia tem como meta chegar a uma capacidade instalada de energia eólica offshore de 7GW em 2040 e 13 GW em 2050.
- Colômbia acelera eólicas offshore, mas sem avaliar impactos Especialistas alertam para a necessidade de ajustes regulatórios e regras claras para estudos de impacto ambiental em licitações lançadas por governo de Gustavo Petro
Veja a área disponível para o leilão de energia eólica offshore da Colômbia: