Empresas

WEG compra 45% da Bewind

Empresa alemã é especializada em engenharia e desenvolvimento de tecnologias para aerogeradores

WEG compra 45% da Bewind, empresa alemã de produção de aerogeradores e seus componentes. Na imagem: Parte de cima de aerogerador gigantesco da WEG com logomarca da empresa na lateral do compartimento da turbina (Foto: Divulgação)
Aerogerador da WEG para geração onshore (Foto: Divulgação)

A WEG anunciou nesta terça-feira (24/10) a compra de uma participação minoritária equivalente a 45% do capital social da Bewind. A empresa é especializada em engenharia e desenvolvimento de tecnologias para aerogeradores e seus componentes.

Com sede na Alemanha, a Bewind possui uma equipe formada por cerca de 30 profissionais que atuam no desenvolvimento de novas tecnologias e projetos de equipamentos de geração de energia, além de prestação de serviços, consultoria e desenvolvimento de tecnologias no segmento.

“A aquisição faz parte da estratégia da WEG de crescimento nas soluções de geração de energia dentro dos negócios de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD)”, afirmou a empresa em comunicado.

A compra foi feita por meio de sua controlada indireta no exterior, WEG Germany GmbH.

Entre os projetos em desenvolvimento pela Bewind está uma turbina offshore de 14 MW. O modelo, com gerador de ímãs permanentes, prevê um rotor com diâmetro de 225 metros e caixa multiplicadora em dois estágios.

A empresa também tem um modelo onshore de 6 MW, com rotor de 172 metros de diâmetro.

Recentemente, a WEG fechou um acordo com a Petrobras para o desenvolvimento de um aerogerador onshore com capacidade de 7 MW. Será a maior turbina eólica fabricada no Brasil.

petroleira investirá R$ 130 milhões no projeto, que já está em andamento. A WEG prevê que o equipamento poderá ser produzido em série a partir de 2025.