Energia

Falha em linhas de transmissão afetou fornecimento de energia no Rio de Janeiro

Problema nas linhas causou desligamento da subestação de Eletrobras Furnas responsável por alimentar as regiões Norte, Sul e Centro da capital fluminense

Falha em linhas de transmissão interrompe fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro. Na imagem: Linha de transmissão com cabos de alta tensão da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), em 16/1/2018; Foto de torres ao fundo sobre pastagem verde com alguns arbustos, em primeiro plano, e céu encoberto de nuvens brancas acinzentadas (Foto: Divulgação)
Linha de transmissão da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação)

RIO – Uma falha em duas linhas de transmissão interrompeu o fornecimento de energia elétrica em partes do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (23/9).

Segundo informações divulgadas pela Eletrobras, por volta das 17h24, ocorreu um desligamento nas linhas Adrianópolis-Grajaú e Grajaú-Nova Iguaçu, ambas de 500 kV, impactando diretamente a Subestação Grajaú, da Eletrobras Furnas.

[jnews_block_29 first_title=”Nossa cobertura” exclude_post=”71694″ include_tag=”5197″]

A Subestação Grajaú é responsável por alimentar as regiões Norte, Sul e Centro da capital fluminense. A falha em questão levou à ativação de um sistema de proteção, resultando no desligamento de duas linhas de transmissão de 138 kV.

Essas linhas são essenciais para o fornecimento de energia em partes significativas da cidade do Rio de Janeiro. Com o apagão, um corte de carga de aproximadamente 350 MW foi registrado.

A normalização do sistema para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ocorreu às 17h45min. A Eletrobras, por sua vez, afirmou que está investigando as causas dessa ocorrência para evitar futuros incidentes.