Empresas

Atiaia Renováveis adquire dois parques solares na Bahia

Usinas fotovoltaicas já estão em operação e, juntas, possuem 44,8 MW de capacidade instalada

Vista aérea de grande extensão de fileiras de módulos fotovoltaicos instalados sobre gramado; Usina solar fotovoltaica (UFV) Assuruá, comprada pela Atiaia Renováveis, localizada no município de Itaguaçu na Bahia (Foto: Divulgação)
UFV Assuruá, localizada no município de Itaguaçu na Bahia (Foto: Divulgação)

A Atiaia Renováveis anunciou nesta terça (19/8) a aquisição de duas usinas fotovoltaicas da Ibitu Energia no centro-sul da Bahia. Juntas, a UFV Verde Vale III, em Guanambi, e a UFV Assuruá, em Itaguaçu, possuem capacidade instalada de 44,8 MW.

A transação ainda depende de aprovação do Cade. Os parques já estão em operação, com energia adquirrida no leilão de energia reserva e contratos de longo prazo válidos até 2037.

Com a inclusão das duas usinas em seu portfólio, a Atiaia eleva sua capacidade instalada para 421 MW em projetos de energia proveniente de fontes renováveis, sendo 266 MW em operação e mais 155 MW pré-operacionais. Desse total, 100 MW são provenientes da fonte solar.

“A aquisição de Verde Vale III e Assuruá é um importante passo para a nossa estratégia de crescimento e de diversificação de fontes. A Atiaia passará a operar os dois parques solares via o nosso COG de última geração localizado em Cuiabá”, afirma Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia Renováveis.

Solar em números

Em julho deste ano, a energia solar atingiu mais de 33 gigawatts (GW) de capacidade instalada no Brasil, o equivalente a aproximadamente 15% da matriz elétrica do país, segundo a Absolar.

O cálculo considera tanto as usinas de grande porte, que somam 10,4 GW, quanto os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, que já passam de 23 GW.