Gás Natural

Antigo Comperj: Petrobras confirma UPGN do Gaslub para fim de 2024

A unidade de processamento está com 90% de suas obras de construção executadas pela Toyo Setal

Rio estuda desonerar indústrias de gás natural em Itaboraí (RJ), no antigo Comperj. Na imagem: Instalações do Rota 3, sistema de escoamento de gás do pré-sal de campos operados pela Petrobras na Bacia de Santos (Foto: Agência Petrobras)
Gaslub receberá o gás do pré-sal pelo Rota 3, gasoduto de 21 milhões de m³/dia que atrasou e deve entrar em operação a partir de 2024 (Foto: Agência Petrobras)

RIO – A unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Polo Gaslub (ex-Comperj), em Itaboraí (RJ), deve entrar em operação comercial no fim de 2024, informou nesta segunda (18/9) a Firjan.

O cronograma foi apresentado pelo gerente geral do Gaslub, na Petrobras, Cândido Luis Queiroz da Silva, durante reunião do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Federação, na sexta (15/9).

O Gaslub receberá o gás do pré-sal pelo gasoduto de escoamento Rota 3 – que será processado em terra, em unidades com capacidade de 21 milhões de m3/dia.

A UPGN está com 90% de suas obras de construção executadas pela Toyo Setal. São 1,2 mil trabalhadores no local. No pico, esse número deve chegar a 2 mil.

A operação de teste da UPGN está prevista para o segundo semestre, depois de sucessivos atrasos.

Já a unidade de tratamento de efluentes está pronta para operar a partir do funcionamento da unidade de processamento.

O Polo Gaslub será integrado à produção da Refinaria Duque de Caxias (Reduc).