Empresas

Petrobras, TotalEnergies e Casa dos Ventos avaliam parcerias em energia eólica

Empresas assinaram memorando de entendimentos para buscar oportunidades em eólica, solar e hidrogênio

Petrobras, TotalEnergies e Casa dos Ventos avaliam parcerias em energia eólica, solar e hidrogênio de baixo carbono. Na imagem: Série de turbinas eólicas em Complexo Eólico Rio do Vento, um dos maiores parques onshore do mundo (Foto: Divulgação Casa dos Ventos)
Complexo Eólico Rio do Vento, um dos maiores parques onshore do mundo (Foto: Divulgação Casa dos Ventos)

RIO – A Petrobras informou nesta quinta-feira (14/9) a assinatura de um memorando de entendimento não vinculante com a TotalEnergies e a Casa dos Ventos. O objetivo é avaliar as oportunidades de negócios em energias renováveis no Brasil.

O acordo prevê o estudo de possíveis investimentos em projetos de eólica onshore, eólica offshore, solar e hidrogênio de baixo carbono.

O memorando, com vigência de dois anos, prevê a avaliação de oportunidades de investimento conjunto em diversas modalidades de energia renovável, alinhadas aos objetivos estratégicos da Petrobras, que busca diversificar seus negócios para áreas de baixo carbono, preferencialmente por meio de parcerias que permitam compartilhar riscos e expertise.

“Caso essas oportunidades se mostrem viáveis e sejam do interesse de todas as partes, novos acordos vinculantes deverão ser firmados para que os investimentos possam ser feitos”, informou a petroleira em comunicado.

‘Evolução natural’

A formalização do acordo ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com participação dos presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, e da Casa dos Ventos, Mario Araripe.

Prates destacou que essa iniciativa representa um passo significativo na transição energética do Brasil, fomentando a colaboração com empresas de destaque no setor de energias renováveis.

“O objetivo é potencializar investimentos em negócios de baixo carbono, incrementando a pesquisa tecnológica e a inovação em novos negócios no Brasil”, afirmou.

A Petrobras e a TotalEnergies já mantêm uma parceria estratégica, com cooperação em projetos de exploração e produção no Brasil, incluindo empreendimentos como Mero, Iara, Atapu e Sépia, além de uma cooperação estratégica em pesquisa e desenvolvimento estabelecida desde 2017.

“A extensão dessa parceria para a área de renováveis é um passo natural e se encaixa na estratégia de ambas as empresas de avançar na transição energética justa. A Casa dos Ventos por sua vez, agrega sua expertise no desenvolvimento de projetos de geração eólica e solar onshore no mercado brasileiro.”, complementou Prates.

A Petrobras afirmou que sua experiência em operações offshore e “vasta base de dados sobre a costa brasileira” vão contribuir para acelerar o desenvolvimento de projetos eólicos offshore.