Biocombustíveis

Toyota testa carro híbrido plug-in flex no Brasil

Montadora planeja integrar a nova tecnologia, que usa etanol e eletricidade, na produção nacional nos próximos cinco anos

Teste em veículo híbrido plug-in flex da Toyota, modelo SUV RAV4 na cor cinza (Foto: Divulgação Toyota)
Toyota começou a testar a tecnologia de veículos híbridos plug-in flex no Brasil (Foto: Divulgação Toyota)

A Toyota começou a testar a tecnologia de veículos híbridos plug-in flex no Brasil. Os testes iniciais estão sendo realizados no modelo RAV4 da montadora e fazem parte dos planos de investimento da empresa para os próximos cinco anos.

A tecnologia combina um motor elétrico plug-in – que pode ser carregado na tomada – com um motor flex, que pode ser abastecido com gasolina ou etanol. A montadora já produz veículos que combinam motores elétrico e flex, mas não plug-in.

Segundo a Toyota, a nova tecnologia deve reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética em cerca de 70% em comparação com veículos movidos apenas a combustão.

A empresa também está explorando o uso de hidrogênio de baixo carbono em colaboração com outras organizações e instituições.

Atualmente, a japonesa Toyota lidera as vendas de veículos eletrificados no Brasil, com destaque para os modelos Corolla e Corolla Cross, que já venderam quase 65 mil unidades no país e exportaram mais de 55 mil unidades para outros países da América Latina.