As encomendas de turbinas eólicas atingiram um novo recorde no primeiro semestre deste ano, com 69,5 gigawatts (GW) de capacidade. Um aumento de 12% em relação a 2022, segundo levantamento da Wood Mackenzie.
No total, os pedidos representaram US$ 40,5 bilhões nos primeiros seis meses de 2023.
A China segue de longe o maior mercado, com 44 GW em encomendas, mas sem registrar crescimento significativo. Já os pedidos fora da China apresentaram um aumento de 47%, com 25 GW de demanda.
“A procura no mercado offshore global, particularmente nos EUA e na Europa, tem sido um dos principais impulsionadores deste crescimento”, disse Luke Lewandowski, vice-presidente de pesquisa global em energias renováveis da Wood Mackenzie.
A América do Norte somou 7,7 GW, mais do que quadruplicando o total de 1,9 GW do primeiro semestre de 2022, com dois pedidos offshore representando 49% do total.
Lewandowski lembra que, apesar dos desafios da cadeia de abastecimento permanecerem, algumas condições, como a Lei de Redução da Inflação nos EUA, ajudaram a aumentar a clareza de mercado e impulsionar novas encomendas.
Eólicas offshore
A entrada de pedidos offshore aumentou 26% no primeiro semestre, para um recorde de 12 GW e 17% de toda a capacidade de pedidos.
“Vimos vários negócios realmente grandes chegarem oficialmente a uma decisão final de investimento no segundo trimestre, incluindo pedidos de 2.640 MW e 1.176 MW na América do Norte, o que ajudou a impulsionar os números recordes e a dar um pouco de vida a esses mercados.”
No primeiro semestre, os fornecedores líderes de pedidos foram Envision (9,7 GW), Windey (8,7 GW) e SGRE (8,2 GW).