15a rodada: O que a lista de habilitadas no México diz para o leilão brasileiro?

15a rodada: O que a lista de habilitadas no México diz para o leilão brasileiro?

A Comissão Nacional de Hidrocarburos do México divulgou nesta sexta-feira (23/3) a lista com 14 empresas e 22 consórcios para disputar a concorrência que vai ofertar 33 blocos exploratórios em águas rasas nas bacias sedimentares de Burgos, Tampico-Misantla-Veracruz e Cuencas-Del-Sureste. O leilão acontece na próxima terça-feira (27/3), dois dias antes da 15a rodada da ANP, que vai ofertar 70 blocos nas bacias do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos, Paraná e Parnaíba.

Os dois leilões atraíram uma quantidade muito parecida de empresas. No México, 14 empresas disputam a concorrêcia. Aqui, 17 empresas estão inscritas para disputar a parte offshore da 15a rodada.

O perfil das empresas também é bem parecido. As concorrências tanto no Brasil quanto no México têm atraído majoritariamente players semelhantes, olham e projetam o mercado de forma parecida. São empresas que estão apostando nos mesmos tipo de projetos tanto lá quanto cá, com algumas exceções, é claro.

E o que pode nos indicar?

O leilão mexicano nos indica a parceria entre a Total e BP – ambas inscritas no leilão brasileiro. Também mostra a petroleira britânica em parceria com a Pan American Energy. Por aqui, a empresa chegou a bidar no leilão de pós-sal do ano passado, mas acabou não conseguindo arrematar áreas.

Shell e Total aparecem na concorrência mexicana associadas com a Pemex, estatal local de petróleo. Não será surpresa se as duas repetirem a estratégia aqui no Brasil com se associando com a Petrobras, já que são sócias em vários projetos no offshore brasileiro.

Outra empresa que aparece nos dois leilões é a Premier Oil. Lá, se associou com a DEA, alemã que esteve no último leilão da ANP mas não se inscreveu para a concorrência da próxima semana.

É claro que as parcerias feitas no México não precisam necessariamente se repetirem no Brasil. Mas o olhar sobre a lista das empresas pode nos dar um indicativo do que pode acontecer na próxima semana tanto no Rio de Janeiro quanto na Cidade do México.

Acompanhe com a E&P Brasil na próxima semana os dois leilões em detalhe.