Biocombustíveis

Honeywell e bp vão adaptar cinco refinarias para produzir combustível sustentável de aviação

Instalações na Europa, EUA e Austrália produzirão SAF a partir de óleos e gorduras residuais pela rota HEFA

Ecofining: Honeywell e bp vão adaptar cinco refinarias para produzir SAF. Na imagem: Técnico de manutenção de aviação, com colete de segurança amarelo fosforescente, carrega combustível de aviação sustentável no Boeing ecoDemonstrator 2021, com mangueira conectada verticalmente na parte de baixo da aeronave (Foto: Divulgação Boeing)
A partir de 2027, começa a fase obrigatória do Corsia e as empresas aéreas precisarão manter suas emissões de carbono abaixo dos níveis de 2019-2020 (Foto: Divulgação Boeing)

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Diálogos da Transição

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Editada por Nayara Machado
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A petroleira bp e a empresa de tecnologia Honeywell anunciaram nesta quarta (5/7) um acordo para adaptar cinco refinarias nos Estados Unidos, Europa e Austrália para produzir combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês) e diesel verde.

As instalações da bp irão produzir SAF a partir de óleos e gorduras residuais pela rota HEFA (hidrotratamento) para atender à demanda do transporte aéreo por combustíveis de baixo carbono.

Nigel Dunn, vice-presidente sênior de Crescimento de Biocombustíveis da bp, explica que a companhia está se posicionando estrategicamente no negócio de biocombustíveis para atender o consumo global, previsto para crescer significativamente nos próximos anos.

A partir de 2027, começa a fase obrigatória do Corsia (acordo de redução de emissões da aviação internacional) e as empresas aéreas precisarão manter suas emissões de carbono abaixo dos níveis de 2019-2020.

O que significa investir no uso de SAF ou compensar emissões com créditos de carbono.

Além disso, alguns países estão estabelecendo políticas para descarbonizar o transporte aéreo e incentivar a indústria de SAF, caso dos Estados Unidos, países da Europa, como Reino Unido e França, e a própria União Europeia. O Brasil também discute um mandato nacional.

E as empresas se movimentam para fazer parte desse novo mercado.

Segundo Lucian Boldea, CEO da Honeywell Performance Materials, a demanda pela tecnologia que permite converter as refinarias de petróleo em biorrefinarias mais que dobrou nos últimos dois anos.

Ele conta que a Honeywell já licenciou 35 plantas em todo o mundo, com uma capacidade total de produção superior a 400 mil barris por dia.

As refinarias da bp que serão adaptadas:

  • Castellón de la Plana em Castellón, Espanha
  • Cherry Point em Blaine (Washington), EUA
  • Kwinana Oil em Kwinana, Austrália
  • Lingen na Baixa Saxônia, Alemanha
  • Rotterdam II em Roterdã, Holanda

Na epbr: Transição energética na aviação custará US$ 5 tri até 2050; veja quem já está investindo

Cluster de hidrogênio verde

Em Castellón, na Espanha, a bp está desenvolvendo um cluster de hidrogênio verdepara atender as indústrias da região de Valência, enquanto descarboniza as operações de sua refinaria. A primeira fase do projeto está prevista para entrar em operação em 2027.

Além de substituir o hidrogênio cinza (produzido com gás natural), o hidrogênio verde (obtido a partir da eletrólise da água com energia renovável) será usado como matéria-prima na produção SAF.

O grupo britânico planeja triplicar a produção de biocombustíveis, para 650 mil toneladas por ano em 2030. Para isso, estima que os investimentos em Castellón podem chegar a 2 bilhões de euros no final da década, com a transformação da refinaria para produzir hidrogênio verde, biocombustíveis e energia renovável.

Cenários

A edição de julho do bp Energy Outlook traz uma melhora nas previsões para o SAF até 2050. No cenário New Momentum, que considera as políticas atuais, os créditos fiscais da Lei de Redução da Inflação (IRA) de Joe Biden apontam para a inserção mais rápida do biocombustível no mercado, dobrando as projeções feitas em 2022.

Embora o petróleo siga dominante no setor até a primeira metade das perspectivas, sua participação tende a cair conforme o SAF vai ganhando escala – e competitividade.

Em New Momentum, o SAF atinge cerca de 5% do pool de jatos até 2035, baseado principalmente em matérias-primas biológicas (óleos vegetais, resíduos e etanol).

Nos cenários mais alinhados com a meta de 1,5ºCAcelerado e Net Zero, a combinação de SAF à base de bio e hidrogênio atinge entre 10% e 20%, respectivamente. Até 2050, em Acelerado e Net Zero, a participação cresce para cerca de 40 e 70%.

“O crescente papel desempenhado pela SAF é sustentado por um aumento significativo na capacidade de produção, com entre 15 e 30 instalações em escala mundial entrando em operação todos os anos entre os anos 2030 e meados dos anos 2040”, explica o relatório.

Os biocombustíveis vão liderar essa primeira onda, pela rota HEFA, seguidos pela conversão de resíduos sólidos urbanos e outras biomassas não alimentares (Fischer-Tropsch) e a tecnologia de álcool para jato (ATJ).

Nos três cenários, isso representa 5-20% do total de combustível de aviação em 2035 e 10-40% em 2050.

Já os combustíveis sintéticos (ou eletrocombustíveis) derivados de hidrogênio podem representar de 1 a 2% do total de combustível para aviação em 2035, e 10-30% em 2050.

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