Offshore

PRIO anuncia sua primeira descoberta de petróleo

Poço bem-sucedido no prospecto Maracanã, na Bacia de Campos, é parte da segunda fase da revitalização do campo de Frade, que a companhia opera desde 2019

Prio anuncia sua primeira descoberta de petróleo. Na imagem: Plataforma offshore para produção de petróleo da PRIO no Campo de Frade, na Bacia de Campos(Foto: Divulgação PRIO)
Produção da PRIO supera os 90 mil barris de óleo por dia com início do poço N5P2 no Campo de Frade (Foto: Divulgação PRIO)

RIO — A Petro Rio S.A. (PRIO) divulgou nesta segunda-feira (8/5) que fez sua primeira descoberta de petróleo. A companhia encontrou indícios de óleo no prospecto Maracanã, localizado a 6 km do FPSO Valente, na Bacia de Campos. A descoberta faz parte da segunda fase da revitalização do campo de Frade, que a companhia opera desde 2019.

Segundo a PRIO, o poço 3-PRIO-1-RJS apresentou uma coluna de 36 metros de óleo (net pay) no objetivo primário (arenito do Eoceno), com rocha de 28% de porosidade e pressão inicial original. Além disso, também foi encontrado indício de óleo no objetivo secundário (arenito do Mioceno) com porosidade de 29%.

A companhia informou que vai aprofundar os estudos técnicos em ambos os objetivos, podendo inclusive perfurar mais um poço de extensão, para delimitar a área e o volume (VOIP) das acumulações. Se comprovadas economicamente viáveis, elas poderão abrir caminho para mais uma frente de desenvolvimento no campo de Frade.

LEIA TAMBÉM:

O campo de Frade produziu em média 13 mil barris de óleo equivalente por dia em abril deste ano, segundo dados da ANP. A PRIO detém 100% dos direitos de exploração e produção do campo, que foi adquirido da Chevron em 2019.

Além do campo de Frade, a companhia também opera os campos de Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, e o campo de Manati, na Bacia de Camamu-Almada.