BRASÍLIA — A Raízen (joint venture entre Shell e Cosan) instalou uma estação de recarga rápida de caminhões elétricos na cervejaria Ambev da Zona Oeste do Rio de Janeiro, em um contrato que prevê o fornecimento anual de 480 MWh de energia renovável.
Três estações de alta potência (150kW) da Shell Recharge prometem recarregar os veículos em até 60 minutos. Além de otimizar o serviço logístico da companhia, a Ambev estima que a redução no consumo de diesel pode chegar a 110 mil litros por ano, com a substituição de 20 caminhões tradicionais por elétricos.
Segundo as empresas, a energia usada para o abastecimento vem de fontes renováveis certificadas que ajudam a reduzir cerca de 300 toneladas de CO2 por ano.
O projeto integra um conjunto de práticas que a Ambev vem adotando para descarbonizar as operações e cadeia de valor (escopos 1, 2 e 3) até 2040.
Até 2025, a companhia pretende ter 100% de sua aquisição de eletricidade de fontes renováveis — 98% da meta já foi alcançada.
A companhia anunciou que pretende utilizar energia eólica em todas as suas fábricas até 2024. Ao todo, a estrutura industrial da empresa inclui 28 cervejarias nacionais.
Na cadeia de valor, o objetivo é reduzir 25% das emissões de carbono. Até o momento, a redução chegou a 17%.
De olho na eletrificação
Segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, e um forte player no mercado de etanol, a Raízen entrou no mercado de eletromobilidade com a instalação de uma rede de recarga rápida Shell Recharge em postos Shell e hubs de recarga.
O primeiro eletroposto foi inaugurado em São Paulo, na zona norte da cidade, em junho de 2022. Com carregadores de 50kW e 150kW, as estações Shell Recharge podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada.
Até o final do ano-safra, em março de 2023, a empresa prevê a implementação de 35 estações de recarga rápida, disponíveis em postos de abastecimento da Shell nas principais vias de ligação ao Sudeste.
Em 2022, a Raízen liderou uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento em soluções de recarga elétrica veicular.
Já em novembro, anunciou o lançamento de um serviço de carregamento elétrico por assinatura destinado concessionárias e frotistas que possuem uma grande quantidade de veículos e precisam de maior velocidade no carregamento.
Segundo a empresa, o modelo terá comercialização nacional e a tecnologia será inédita no mercado brasileiro. Denominada Charging as a service, o mecanismo conta com estações de carregamento rápido com potências elevadas para os veículos elétricos.