A geração distribuída de energia solar no Brasil alcançou 20 gigawatts (GW) de potência instalada em abril, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A solução, popular entre consumidores de menor porte, está crescendo rapidamente. Entre janeiro e abril deste ano, foram adicionados 2,1 GW de potência em comparação com 1,7 GW no mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
Atualmente, mais de 1,8 milhão de sistemas fotovoltaicos estão conectados à rede elétrica. Eles fornecem energia para aproximadamente 2,4 milhões de unidades consumidoras em todo o país. A geração distribuída solar representa 99% da capacidade instalada.
As regiões com maior destaque nas instalações são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, que possuem incentivos estaduais para essa fonte de energia.
As instalações de painéis solares estão relacionadas à renda dos consumidores. Isso porque os que têm maior poder aquisitivo conseguem fazer o investimento nos equipamentos e têm acesso a financiamentos.
Para democratizar o acesso à geração distribuída solar, especialmente para a população de baixa renda, o Ministério de Minas e Energia e o Ministério das Cidades estudam uma parceria com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para a instalação de painéis solares em prédios e residências.