RIO — A Petrobras espera lançar no mercado, no segundo semestre, um novo tipo de asfalto que promete consumir menos energia — e gerar menos emissões — em seu processo produtivo.
A companhia concluiu, em março, o primeiro uso do produto em pista. Batizado de CAP Pro, o asfalto foi usado na rodovia BR 365, próximo ao município de Ituiutaba (MG).
Ao longo deste mês, o plano da petroleira é implementar o produto em algumas outras rodovias, em parceria com as concessionárias locais, antes de oferecer o produto ao mercado no segundo semestre.
Segundo a Petrobras, a produção do novo asfalto usa 35% menos energia – o que leva a uma queda de 65% nas emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, permite um uso maior de material reciclado no concreto asfáltico.
A economia de energia ocorre porque o concreto asfáltico com CAP Pro pode ser preparado em temperaturas até 40°C menores do que as usuais.
Uma das vantagens desse processo é que o produto pode ser usado em pavimentações em dias mais frios. E a liberação das pistas, depois da aplicação, tende a ser mais rápida.
O produto foi desenvolvido e testado no centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes, no Rio de Janeiro.
Os primeiros lotes para comercialização serão produzidos na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).