Energia

Brasil tem a ganhar com a integração energética latinoamericana? | antessala epbr

Nesta edição discutiremos a integração energética entre países latinoamericanos e os interesses do Brasil nesse contexto

Banner de divulgação do antessala epbr do dia 26/01/23 às 10h. Tema: Brasil tem a ganhar com a integração energética latinoamericana?
Banner de divulgação do antessala epbr do dia 26/01/23 às 10h. Tema: Brasil tem a ganhar com a integração energética latinoamericana?

Esta edição do antessala discute a integração energética entre países latinoamericanos e os interesses do Brasil nesse contexto.

A primeira viagem internacional do terceiro mandato de Lula, à Argentina, ficou marcada pela volta do Brasil ao grupo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e pela tentativa de retomada da liderança regional.

Durante a visita, Brasil e Argentina anunciaram uma série de compromissos bilaterais na área de energia.

Entre alguns pontos, a intenção de colaborar na construção de um gasoduto que levará gás natural de Vaca Muerta ao Sul brasileiro; incentivos de cadeias produtivas relacionadas à transição energética; e cooperação nas áreas de hidrogênio, lítio e eletromobilidade.

Como pano de fundo dos acordos, o projeto de reindustrialização “verde” da região, que tem grande potencial de geração de energias renováveis e produção industrial de baixo carbono.

“Contamos com capacidades muito especiais para participar, de forma vantajosa, da transição energética global”, disse Lula, durante reunião com líderes da Celac.

Conversamos com:

Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos e diretor da BYD no Brasil.

Sylvie D’Apote, diretora executiva de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Pedro Silva Barros, coordenador do projeto Integração Regional: o Brasil e a América do Sul da Diretoria de Estudos Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ex-diretor de Assuntos Econômicos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Assista na íntegra!

— Nossas redes

LinkedIn: linkedin.com/company/epbrasil
Facebook: facebook.com/epbrface
Twitter: twitter.com/epbr
Instagram: instagram.com/epnoinsta
SoundCloud: soundcloud.com/epbr
Spotify: bit.ly/spotify-epbr

— Produção e apresentação

Gabriel Chiappini

Gustavo Gaudarde

Inscreva-se no canal da epbr no Youtube e confira nossas entrevistas exclusivas: youtube.com/@epbr