Biocombustíveis

BSBIOS compra usina de biodiesel no Paraguai

Unidade em La Paloma del Espíritu Santo, terceira maior região produtora de soja do Paraguai, terá capacidade produtiva de sete milhões de litros por ano

BSBIOS compra usina de biodiesel no Paraguai. Na imagem: Usina de biodiesel da BSBIOS em La Paloma del Espíritu Santo, região produtora de soja do Paraguai, com capacidade produtiva de sete milhões de litros de biodiesel/ano (Foto: Divulgação)
BSBIOS La Paloma terá capacidade produtiva de sete milhões de litros de biodiesel/ano (Foto: Divulgação)

LUÍS CORREIA — A BSBIOS anunciou nesta quinta (5/1) a aquisição do Complexo Industrial La Paloma, em La Paloma del Espíritu Santo, no Departamento de Canindeyú, no Paraguai. Faz parte da estratégia da empresa brasileira de expandir os investimentos para outros países.

No Paraguai, a companhia também está investindo cerca de US$ 1 bilhão na biorrefinaria Omega Green, para produção de até 20 mil barris por dia de diesel verde (HVO) e bioquerosene de aviação (SPK).

Já o complexo em La Paloma possui capacidade de produzir sete milhões de litros de biodiesel por ano, a base de óleos vegetais, e realizar o esmagamento de 50 mil toneladas de soja por ano, gerando cerca 38 mil toneladas de farelo no período, casca de soja e óleo vegetal.

Além da produção e do esmagamento, o complexo armazenará os grãos de soja e farelo. 

A unidade está localizada na terceira maior região produtora de soja do Paraguai, com aproximadamente 680 mil hectares de área.

“Com a BSBIOS La Paloma, teremos a oportunidade de originar matéria-prima própria de forma integrada aos produtores da região, além de avançar na certificação dos fornecedores para consolidar a atuação cada vez mais sustentável em toda a cadeia”, comenta Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS.

Segundo o executivo, a operação pretende gerar emprego e renda nas comunidades próximas à planta.

“É com esta visão de crescimento, investimentos contínuos e geração de emprego e renda para as comunidades que estamos chegando em Canindeyú, assim como fizemos em todas as regiões onde atuamos.”

Recentemente, a BSBIOS anunciou o investimento na sua primeira usina de etanol de larga escala em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, onde já opera uma planta de biodiesel com capacidade de produzir 216 milhões de litros de biodiesel por ano.

A nova fábrica de etanol terá capacidade de 220 milhões de litros de anidro ou hidratado, além de 155 milhões de toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.

Mais: