Cade aprova cessão de bloco da Petrogal para Petrobras

Cade aprova cessão de bloco da Petrogal para Petrobras

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrições, a cessão da Petrogal para a Petrobras da área que será desmembrada do bloco exploratório BT-SEAL-3, na Bacia de Sergipe-Alagoas, e incorporada no campo de Carmópolis, também na Bacia de Sergipe-Alagoas. As duas empresas continuarão com participações iguais de 50% na área remanescente do bloco e a estatal brasileira continuará com 100% da operação de Carmópolis.

A operação pretende regularizar as coordenadas geográficas dos campos Do-Ré-Mi, Rabo Branco e Carmópolis, atendendo a exigências regulatórias da ANP. Essa operação foi notificada ao Cade por haver cessão formal de uma área e a modificação dos termos do contrato de concessão.

Carmópolis é o maior campo terrestre do Brasil, tanto em termos de volume original de óleo em reservatório (1,76 bilhão de barris de óleo equivalente), quanto em termos de reservas totais (165 milhões de barris de óleo equivalente). Atualmente, o campo de Carmópolis responde por 44% da produção e 49% das reservas totais do estado de Sergipe. Com uma área de 170 km2, compreende os municípios de Carmópolis, General Maynard, Rosário do Catete, Maruim, Japaratuba e Santo Amaro das Brotas.

O campo de Carmópolis é o mais antigo de Sergipe, com 1.056 poços produtores em atividade e produção acumulada de 387 milhões barris de óleo e 14,73 milhões de barris de gás (até abril de 2017).