Energia

Elisa Bastos e Christiano Vieira são eleitos diretores do ONS

Novos diretores assumem mandatos de quatro anos em maio

Elisa Bastos e Christiano Vieira são eleitos diretores do ONS. Na foto, Elisa Bastos, diretora da Aneel, durante reunião do colegiado em 2022.
Elisa Bastos, diretora da Aneel, durante reunião do colegiado em 2022 (Foto: Saulo Cruz/Aneel)

A diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Elisa Bastos, e o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira, foram eleitos para a diretoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com mandato até 2026.

Elisa Bastos vai assumir a diretoria de Assuntos Corporativos e Christiano Vieira será o novo diretor de Operação. Substituem Jaconias de Aguiar e Sinval Zaidan Gama, respectivamente.

Eles assumem os novos cargos em 17 de maio.

Atuação durante a crise

Os novos diretores atuaram durante as crises que atingiram o setor de energia de 2020 para cá. Na Aneel, Elisa Bastos foi relatora da criação da Conta-Covid, empréstimo regulado que resgatou as distribuidoras após a disparada da inadimplência na pandemia.

O modelo foi depois repetido em 2021 para pagar a conta da crise energética, período em que Christiano Vieira esteve à frente da Secretaria de Energia Elétrica.

Christiano Vieira, atual secretário de Energia Elétrica do ministério, fez carreira na Aneel, onde chegou a ser diretor substituto e superintendente dos Serviços de Geração. É mestre em Economia e tem MBA em Gestão em Empresas de Energia Elétrica.

Elisa Bastos foi nomeada diretora da Aneel em 2018, no governo Temer, com mandato até o fim deste ano. Com a nova Lei das Agências, ela não poderia ser reconduzida ao cargo. A legislação limita as reconduções a alguns casos específicos.

Será a primeira mulher a assumir uma diretoria do ONS, entidade privada responsável pela operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica, que tem governança compartilhada entre o governo federal e o setor.

Elisa é doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos. Atuou na Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do MME e na Companhia Energética de Goiás (Celg).

Será substituída na Aneel por Agnes da Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, onde atua há 17 anos.

Luiz Carlos Ciocchi segue como diretor-geral do ONS; Marcelo Prais é diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios; e Alexandre Nunes Zucarato, diretor de Planejamento.

[the_ad_group id=”11821″]