1 GW solar

TotalEnergies e Google fecham acordo de 1 GW de energia solar para data centers

Contratos de longo prazo preveem a entrega de 1 GW de capacidade solar para abastecer os data centers da empresa no Texas

Geração solar fotovoltaica centralizada alcança 15 GW de capacidade no Brasil. Na imagem: Usina solar de Sakaka (300 MW) da ACWA Power e a AlGihaz, na província de Al Jouf, na Arábia Saudita (Foto Divulgação ACWA)
Usina solar de Sakaka (300 MW) da ACWA Power e a AlGihaz, na província de Al Jouf, na Arábia Saudita (Foto Divulgação ACWA)

TotalEnergies e Google anunciaram nesta segunda (9/2) a assinatura de dois contratos de longo prazo de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para fornecer 1 GW de capacidade solar para abastecer os data centers da empresa de tecnologia no Texas.

O volume contratado equivale a 28 TWh de eletricidade renovável ao longo de 15 anos.

A energia será gerada em usinas da TotalEnergies Wichita (805 MWp) e Mustang Creek (195 MWp), com início da construção previsto para o segundo trimestre de 2026.

Os novos PPAs se somam aos 1,2 GW já contratados entre as duas empresas, recentemente garantidos pela Clearway, companhia de energias renováveis ​​com sede na Califórnia e 50% pertencente à TotalEnergies.

Segundo Marc-Antoine Pignon, vice-presidente de Energias Renováveis ​​da TotalEnergies nos EUA, o Google já responde pelo maior volume de PPAs de energia renovável já assinado pela petroleira nos Estados Unidos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias