O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21/1), que os norte-americanos estão liderando o mercado de inteligência artificial (IA) no mundo, à frente da China por uma grande diferença.
“Nós estamos liderando a China por muito, e acho que o presidente Xi [Xi Jinping, presidente da China] respeita o novo avanço, em parte, porque eu permiti que as grandes empresas construíssem suas próprias capacidades elétricas”, disse o republicano.
Trump também criticou a geração de energia chinesa, ao dizer que ao mesmo tempo que Pequim fabrica diversos parques eólicos, também utiliza o carvão como uma das principais fontes de energia.
O mandatário ainda afirmou que os EUA precisam dobrar a produção de energia no país para abastecer data centers e fábricas ligadas à IA, destacando os incentivos oferecidos por seu governo para geração de energia nuclear.
“Eu não era um grande fã da energia nuclear por conta do risco, do perigo, mas o progresso que fizeram na segurança é inacreditável”, disse Trump.
Por Pedro Lima, Isabella Pugliese Vellani e Darlan de Azevedo
