Crise da Venezuela

Em Davos, Trump diz que Venezuela aceitou acordo após ataque e dividirá receitas do petróleo

Trump disse que Venezuela gerará mais dinheiro em seis meses do que nos últimos 20 anos

Donald Trump faz discurso especial durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial de 2026, em Davos, na Suíça, em 21 de janeiro (Foto Benedikt von Loebell/WEF)
Donald Trump discursa na reunião anual do Fórum Econômico Mundial de 2026, em Davos, na Suíça, em 21 de janeiro (Foto Benedikt von Loebell/WEF)

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse, em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21/1), que a Venezuela aceitou o acordo proposto pelo mandatário após o ataque que retirou o ditador Nicolás Maduro do poder e que o novo governo em Caracas dividirá a receita do petróleo com os EUA.

“Mais países deveriam fazer isso acordo”, disse Trump. “A Venezuela gerará mais dinheiro em seis meses do que nos últimos 20 anos. Todas as grandes empresas estão vindo conosco, é incrível de ver. A liderança tem sido muito boa”, afirmou.

Trump também sugeriu que este caminho devia ser escolhidos por mais “pessoas”.

“A Venezuela se sairá bem de modo fantástico, nós agradecemos toda a cooperação. Assim que o ataque terminou, eles disseram: ‘vamos fazer um acordo'”, revelou o republicano.

Por Pedro Lima, Isabella Pugliese Vellani e Darlan de Azevedo

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias