Gás boliviano

Tradener fecha novo contrato com estatal boliviana YPFB

Acordo amplia o portfólio de produção e suprimento para a comercialização de gás natural da empresa no Brasil

Como acordo entre estatal brasileira Petrobras e a YPFB da Bolívia afeta dinâmica do mercado de gás. Na imagem: Placa escrita YPFB e tanque de armazenamento na cor prata com faixa pendurada nas cores da bandeira da Bolívia: vermelho, amarelo e verde (Foto: Divulgação YPFB)
A flexibilização na entrega e recebimento garante o fornecimento “em equilíbrio contratual para as empresas”, diz Petrobras (Foto: Divulgação YPFB)

A Tradener fechou um novo contrato de suprimento firme de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), após vencer uma licitação promovida pela companhia.

O acordo amplia o portfólio de produção e suprimento para a comercialização de gás natural da empresa no Brasil.

Os volumes serão destinados tanto ao mercado regulado quanto ao mercado livre.

“Este novo contrato amplia a segurança de suprimento e reforça a diversificação das fontes de gás natural disponíveis ao mercado brasileiro, em um contexto de transformação regulatória e de construção de um ambiente mais competitivo no setor”, disse o CEO da Tradener, Guilherme Avila, em nota.

“A atuação integrada da empresa na produção e comercialização de gás, aliada à experiência em operações transfronteiriças, tem permitido uma participação consistente nesse processo de abertura do mercado”, completou.

A Tradener foi a primeira empresa privada a importar gás da Bolívia para o Brasil em operações spot e uma das primeiras a importar gás da Argentina.

Ao longo de 2025, a companhia importou, ao todo, 46 milhões de m³ de gás.

Além disso, a comercializadora também atua na exportação de energia do Brasil para a Argentina e o Uruguai.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias