Leilão spot

Equinor vence leilão do petróleo do campo de Bacalhau

Empresa adquiriu um milhão de barris; segunda etapa do certame vai leiloar até três cargas em 11 de março

Sonda West Saturn, da Seadrill, contratada pela Equinor para perfurações no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos (Foto: Divulgação)
Sonda West Saturn, da Seadrill, contratada pela Equinor para perfurações no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos (Foto: Divulgação)

A Equinor venceu, na quarta-feira (14/1), o lote do primeiro leilão do petróleo da União no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos.

O volume adquirido foi de um milhão de barris, com carregamento previsto para o final de março de 2026.

Outras quatro empresas estavam habilitadas a participar do certame: ExxonMobil, Galp, Petrobras e PetroChina.

A segunda etapa do leilão está marcada para 11 de março e vai vender duas ou três cargas restantes, com um milhão de barris cada.

A venda mais recente do petróleo que cabe à União em contratos de partilha foi em junho de 2025, quando foram negociados 74,5 milhões de barris de petróleo da produção nos campos de Mero, Búzios, Sépia e Itapu.

Já há um novo certame previsto para julho de 2026, com a expectativa de negociar 106,5 milhões de barris dos campos de Mero, Itapu, Atapu, Sépia, Buzios e Bacalhau.

Campo de Bacalhau entrou em produção em outubro

O campo de Bacalhau entrou em produção em outubro.

O projeto é operado pela Equinor (40%), em sociedade com a ExxonMobil (40%) e Petrogal (20%). A PPSA também participa do consórcio, como gestora do contrato de partilha.

As operações marcaram também o início da produção da ExxonMobil no país. É também o maior projeto operado pela Equinor fora da Noruega.

Com reservas superiores a um bilhão de barris, o campo é o primeiro do pré-sal a entrar em produção sem a participação da Petrobras nas etapas de conclusão de exploração e definição do projeto de desenvolvimento. 

A descoberta da área ocorreu em 2012 e a Equinor comprou a operação da área em 2016.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias