Querosene de aviação

Petrobras reduz em 9,4% preço do QAV a partir de janeiro

No acumulado desde 2022, a companhia reduziu os preços do QAV em 35,2%

Homem branco conecta, à parte de baixo de aeronave, mangueira para abastecimento de aeronave com SAF, biocombustível de aviação (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A Gol e o MMA celebram a Semana do Meio Ambiente com voo sustentável abastecido com bioquerosene, biocombustível de aviação limpo e renovável que será adicionado ao querosene fóssil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

BRASÍLIA — A Petrobras anunciou a redução de 9,4% do preço médio do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras. A mudança corresponde a uma queda de R$ 0,34 por litro e começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.

No acumulado desde dezembro de 2022, a companhia reduziu os preços do QAV em 35,2%, equivalente a R$ 1,79 por litro. Considerando a inflação no período, essa redução é de 43,1%, de acordo com os cálculos da estatal.

A Petrobras comercializa o QAV produzido nas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.

Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias