Greve dos petroleiros

Petroleiros do Norte Fluminense suspendem greve após 15 dias

Trabalhadores mantêm estado de greve para assegurar cumprimento de acordo pela Petrobras

Assembleia de petroleiros do Norte Fluminense aprovou acordo da Petrobras (Foto: Luciana Fonseca)
Assembleia de petroleiros do Norte Fluminense aprovou acordo da Petrobras (Foto: Luciana Fonseca)

RIO PRETO (SP) — Os petroleiros do Norte Fluminense aprovaram a suspensão da greve. Após 15 dias de mobilização, os trabalhadores aceitaram a mais recente contraproposta da Petrobras ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A votação ocorreu em assembleia na terça-feira (30/12) pela manhã. Foi decidida também a manutenção do Estado de Assembleia Permanente e do Estado de Greve, a fim de assegurar o cumprimento dos compromissos firmados pela estatal.

“A diretoria do Sindipetro-NF avaliou (…) que a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho e a suspensão da greve, com manutenção do Estado de Greve e da Assembleia Permanente, é o melhor caminho neste momento. Apresentamos o indicativo, votamos e a decisão da assembleia é soberana”, disse o coordenador-geral do Sindipetro-NF e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sérgio Borges, em nota.

Segundo Borges, os trabalhadores conseguiram, entre outras coisas, o compromisso de resolução dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, avanços na cláusula da folga suprimida e a garantia de que não haverá punições, transferências ou mudanças de regime para os grevistas.

“Mesmo com pontos ainda em aberto, saímos dessa campanha mais fortes, organizados e com conquistas que só foram possíveis graças à mobilização da categoria”, afirmou o diretor da FUP.

A greve começou em 15 de dezembro e mobilizou petroleiros em nove refinarias; 28 plataformas offshore; 16 terminais operacionais; quatro termelétricas; duas usinas de biodiesel; dez instalações terrestres operacionais, além de duas bases administrativas e três unidades de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias