Mercado livre de gás

CSN se prepara para importar gás natural da Argentina e Bolívia

Autorização da ANP permite que siderúrgica compre gás diretamente de produtores locais, nos países vizinhos, sem o intermédio de traders, para abastecer a unidade industrial de Volta Redonda (RJ).

Planta do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil), da TBG. Dutos de transporte de gás natural na cor prata com sinalizações em amarelo (Foto: Divulgação TBG)
Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil), da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil | Foto Divulgação TBG

BELO HORIZONTE — A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para importar gás natural da Argentina e da Bolívia.

O aval, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/12), permite que a companhia compre gás diretamente de produtores locais nos países vizinhos a partir de se braço de comercialização, sem o intermédio de traders.

O objetivo é abastecer sua principal unidade industrial, em Volta Redonda (RJ).

A CSN está autorizada a importar até 365 milhões de m³/ano via Corumbá (MS) — porta de entrada do Gasbol, da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A Bolívia é também a atual rota de integração entre Argentina e Brasil. 

É mais um passo na gestão de portfólio da empresa. Uma das figuras mais ativas no mercado spot, a CSN obteve, em outubro, autorização da ANP para entrar na atividade de comercialização de gás natural.

A siderúrgica quer deixar apenas de comprar molécula e aproveitar oportunidades de venda de gás — sobretudo excedentes.

A CSN encara a entrada na comercialização como uma “evolução natural” dentro de sua gestão de portfólio, já que a companhia é um dos agentes mais ativos no mercado spot.

A possibilidade de atuar tanto na compra quanto na venda de gás, segundo ele, traz mais flexibilidade à mesa de trading da companhia e permite à siderúrgica maximizar seus resultados — sobretudo diante do perfil errático de demanda da empresa, que tem na possibilidade de revenda uma forma, por exemplo, de mitigar perdas com frustração de consumo.

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