Apoio marítimo na produção

Petrobras transfere gestão de subsidiária logística para a Transpetro

Operação amplia escopo de atuação da Transpetro para o apoio marítimo e controle de emergências

O que parceria com Índia significa para o petróleo do Brasil. Na imagem: Navio petroleiro Sestrea, da frota da Transpetro (Foto: Divulgação)
Navio petroleiro Sestrea, da frota da Transpetro (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Petrobras transferiu para a Transpetro a gestão da Petrobras Logística de Exploração e Produção (PB-Log), ampliando a atuação da subsidiária para atuar também no apoio marítimo e controle de emergências.

A mudança foi aprovada em todas as instâncias de governança da empresa. Por se tratar de uma operação entre subsidiárias, ainda que resulte em aumento de capital na Transpetro, não haverá necessidade da emissão de novas ações.

“Essa mudança está em linha com a principal meta da nossa gestão: ampliar a atuação da Transpetro para torná-la uma estatal forte, lucrativa e ofertar cada vez mais serviços logísticos multimodais e integrados para os nossos clientes”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. 

“A incorporação da PB-Log se junta aos nossos investimentos em dutos e terminais, na ampliação da frota e na entrada em novos modais, como o de barcaças”, acrescentou.

Desde 2024, a subsidiária logística da Petrobras lançou licitações para a contratação de 16 embarcações. Quatro destes são navios handy, usados em navegação de cabotagem; oito são navios gaseiros e outros quatro são navios MR1, de médio porte.

Além disso, recentemente a companhia foi ao mercado para contratar 18 barcaças e 18 empurradores, com o objetivo de expandir negócios na navegação interior.

O reposicionamento da Transpetro também visa aumentar a capacidade de alívio nas plataformas da Petrobras.

Atualmente, a PB-Log concentra as operações na região Sudeste, próximo das bacias de Santos e Campos. Em 2024, a empresa registrou lucro líquido de R$ 533 milhões a partir da prestação de serviços a 21 consórcios que envolvem 12 empresas. 

A Transpetro opera 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil km de dutos e 33 navios.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias