Economia circular

Be8 fecha acordo com Air Liquide para comercialização de CO2 de usina de etanol

Produtora de biocombustíveis também anuncia aquisição de usina de biodiesel da União Agroindustrial em Alto Araguaia (MT)

Be8 fecha acordo com Air Liquide para comercialização de CO2 biogênico (Foto: Divulgação)
Futura usina de etanol da Be8 em Passo Fundo (RS) irá capturar e comercializar CO2 biogênico (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A produtora de biocombustíveis Be8 assinou na quinta (27/11) uma carta de intenções com a Air Liquide para comercialização de CO2 biogênico produzido em Passo Fundo (RS).

A parceria estabelece o fornecimento do dióxido de carbono capturado pela Be8 na sua fábrica de etanol para uso em setores industriais.

A usina está em construção e a previsão é começar a operar no segundo semestre de 2026. Segundo a Be8, com a captura do CO2, o projeto completará o ciclo integral de valorização da matéria-prima.

O empreendimento inclui produção de glúten vital, etanol e farelo (DDGS). Com a inclusão do CO2 biogênico — um gás que seria tradicionalmente emitido na atmosfera — 100% da biomassa será convertida em produtos de alto valor agregado.

“Esta parceria com a Air Liquide representa uma conquista importante para a Be8 e para o Brasil. Estamos demonstrando que é possível unir competitividade, sustentabilidade e inovação industrial em um único projeto”, afirma Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

“Ao capturar o CO2 biogênico, fechamos um ciclo produtivo completo, aproveitando integralmente nossa matéria-prima e contribuindo de forma concreta para a descarbonização”, completa.

De acordo com o diretor geral da Air Liquide Brasil, Rodrigo Jorge, o projeto também é estratégico na garantia de cadeias de suprimentos resilientes.

O gás será purificado pela Air Liquide em padrões de alta exigência e destinado a setores como hospitais (gases medicinais e terapêuticos), indústria de bebidas (carbonatação), setor metalmecânico (soldagem e resfriamento), refrigeração e controle ambiental, agricultura e hortifruti (ambientes de estufa), entre outras aplicações industriais.

Usina de biodiesel em MT

A companhia também anunciou nesta sexta (28) a assinatura do contrato de aquisição da unidade de produção de biodiesel da União Agroindustrial, localizada em Alto Araguaia (MT) – antiga Fênix Biodiesel.

A assinatura do contrato ocorreu no Mato Grosso e aguarda análise do Cade para confirmação.

A aquisição amplia o portfólio da Be8 no mercado de biodiesel, com crescimento de 16,7% na capacidade instalada, que passa a ser de 1,71 bilhão de litros por ano.

A companhia passa a ter cerca de 15% de market share nacional somando as unidades de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA).

Battistella também assinou, durante a COP30, uma Carta de Intenções para estabelecer cooperação institucional visando a ampliação da capacidade produtiva na unidade da Be8 em Floriano (PI), assim como a instalação, no mesmo local, da segunda unidade industrial da companhia dedicada à produção do Be8 BeVant.

No exterior, a empresa tem produção em La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias