BRASÍLIA — A produtora de biocombustíveis Be8 assinou na quinta (27/11) uma carta de intenções com a Air Liquide para comercialização de CO2 biogênico produzido em Passo Fundo (RS).
A parceria estabelece o fornecimento do dióxido de carbono capturado pela Be8 na sua fábrica de etanol para uso em setores industriais.
A usina está em construção e a previsão é começar a operar no segundo semestre de 2026. Segundo a Be8, com a captura do CO2, o projeto completará o ciclo integral de valorização da matéria-prima.
O empreendimento inclui produção de glúten vital, etanol e farelo (DDGS). Com a inclusão do CO2 biogênico — um gás que seria tradicionalmente emitido na atmosfera — 100% da biomassa será convertida em produtos de alto valor agregado.
“Esta parceria com a Air Liquide representa uma conquista importante para a Be8 e para o Brasil. Estamos demonstrando que é possível unir competitividade, sustentabilidade e inovação industrial em um único projeto”, afirma Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.
“Ao capturar o CO2 biogênico, fechamos um ciclo produtivo completo, aproveitando integralmente nossa matéria-prima e contribuindo de forma concreta para a descarbonização”, completa.
De acordo com o diretor geral da Air Liquide Brasil, Rodrigo Jorge, o projeto também é estratégico na garantia de cadeias de suprimentos resilientes.
O gás será purificado pela Air Liquide em padrões de alta exigência e destinado a setores como hospitais (gases medicinais e terapêuticos), indústria de bebidas (carbonatação), setor metalmecânico (soldagem e resfriamento), refrigeração e controle ambiental, agricultura e hortifruti (ambientes de estufa), entre outras aplicações industriais.
Usina de biodiesel em MT
A companhia também anunciou nesta sexta (28) a assinatura do contrato de aquisição da unidade de produção de biodiesel da União Agroindustrial, localizada em Alto Araguaia (MT) – antiga Fênix Biodiesel.
A assinatura do contrato ocorreu no Mato Grosso e aguarda análise do Cade para confirmação.
A aquisição amplia o portfólio da Be8 no mercado de biodiesel, com crescimento de 16,7% na capacidade instalada, que passa a ser de 1,71 bilhão de litros por ano.
A companhia passa a ter cerca de 15% de market share nacional somando as unidades de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA).
Battistella também assinou, durante a COP30, uma Carta de Intenções para estabelecer cooperação institucional visando a ampliação da capacidade produtiva na unidade da Be8 em Floriano (PI), assim como a instalação, no mesmo local, da segunda unidade industrial da companhia dedicada à produção do Be8 BeVant.
No exterior, a empresa tem produção em La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).
