BELO HORIZONTE — O Aeroporto Internacional de Salvador será o primeiro do Brasil a abastecer voos comerciais com uma mistura entre combustível fóssil e combustível sustentável de aviação (SAF). A operação vai começar ainda este mês e segue até dezembro de 2026, segundo a companhia.
O SAF será fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves. De acordo com a empresa, há potencial para reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.
O combustível será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da Latam Airlines Brasil. No aeroporto, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil.
Segundo a Vibra, esse é o maior blend com SAF puro já utilizado em abastecimentos na aviação brasileira.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou que a operação está alinhadas aos avanços do estado na produção de energia limpa e na construção de um futuro mais sustentável.
“Deixamos claro, ao participarmos da COP 30, que o governo baiano está alinhado com o posicionamento do Brasil quanto à responsabilidade de todos diante da crise climática”, afirmou.
