comece seu dia

Cerca de 5 mil revendedores de botijões aderem ao Gás do Povo 

Distribuição das primeiras recargas gratuitas de botijões a famílias de baixa renda começa na segunda (24)

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG). Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG). Foto: Ricardo Stuckert / PR

NESTA EDIÇÃO. Programa social do governo para o gás de botijão tem 5 mil revendas inscritas até o momento. 
 
Incêndio interrompe negociações no penúltimo dia da COP30
 
Trump retira tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. 
 
Petrobras tem sub-representação de trabalhadores negros.


EDIÇÃO APRESENTADA POR

O novo programa social para o gás de botijão do governo Lula (PT), o Gás do Povo, teve a adesão de cerca de 5 mil revendedores até o momento, segundo fontes consultadas pela agência eixos.

A primeira etapa do programa começa a ser implementada na segunda-feira (24/11)

  • A iniciativa vai começar por dez capitais: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). 

Na quarta (19/11), o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Fazenda atualizaram os preços de referência do gás liquefeito de petróleo (GLP) que serão aplicados na iniciativa. 

  • Os valores serão atualizados a cada 12 meses ou, extraordinariamente, a critério do comitê gestor. 
  • Também haverá um gatilho para sinalizar a necessidade de novo reajuste dos preços de referência estaduais.

Uma primeira portaria sobre os preços dos botijões foi publicada em outubro. Na época, houve críticas das distribuidoras e revendedoras.

A iniciativa é uma reformulação do vale-gás e vai distribuir cargas gratuitas de botijões a famílias de baixa renda. 

  • Até então, o governo repassava o benefício em dinheiro. Agora, o beneficiário pode optar por receber a recarga gratuita. 
  • A expectativa é beneficiar 15,5 milhões de famílias, atendendo 46 milhões de pessoas, com a distribuição de um botijão de 13 kg para famílias que recebem até meio salário mínimo por mês.

O programa foi instituído pela Medida Provisória 1313/2025, que está em tramitação no Congresso Nacional. 

  • No começo de novembro, foi instalada a Comissão Mista para discutir o texto, com o deputado Hugo Leal (PSD/RJ) como relator e o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) como presidente.
  • Tramitando em regime de urgência, a medida precisa ser aprovada até 11 de fevereiro de 2026 para não caducar.


Incêndio na COP. O penúltimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA) foi marcado por um incêndio em um estande da Blue Zone, o que levou à evacuação imediata das salas de negociações, com delegações nacionais deixando o local. Não houve feridos e o fogo foi controlado

Pressão para longe dos fósseis. Antes do incidente, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse na quinta (20), em Belém, que a crise climática está causando prejuízos bilionários em todo o mundo e que é preciso enfrentar a contribuição dos combustíveis fósseis para as emissões globais.

Também nas empresas. Um grupo de 120 empresas e organizações que trabalham com setor privado e governos subnacionais entregou à COP30 uma carta pedindo compromisso dos países com um roteiro para a transição para longe dos combustíveis fósseis.

  • EDF, Fortescue, H&M Group, Natura, Saint-Gobain e Volvo aderiram ao apelo por sinais claros aos investimentos. 

Tarifas dos EUA. O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou a tarifa adicional de 40% imposta sobre produtos brasileiros a partir de agosto. Em ordem executiva publicada na noite de quinta (20), Trump divulgou uma lista dos produtos que foram liberados (veja em .pdf) e afirmou que as negociações com o Brasil ainda estão em curso. 

  • Na semana passada, os EUA já haviam retirado as tarifas iniciais de 10% sobre produtos do agronegócio.  

Fusões e aquisições. A ExxonMobil comprou uma participação de 40% no gasoduto de líquidos de gás natural Bahia, da Enterprise Products, localizado no Texas (EUA). O acordo prevê a expansão do projeto para uma capacidade de até 1 milhão de barris/dia. (Dow Jones/Valor Econômico)

Preço do barril. Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda na quinta-feira (20) acompanhando o movimento mais amplo de aversão ao risco em Wall Street após o fim da euforia com o balanço da Nvidia.

  • O Brent para janeiro recuou 0,20% (US$ 0,13), a US$ 63,38 o barril

Sub-representação. A participação de trabalhadores negros na Petrobras segue abaixo da realidade do mercado: são 32,8% dos quadros, frente aos 55,4% entre os ocupados no país. Um estudo do Dieese e da FUP mostra que a sub-representação é ainda maior na gerência, onde a presença negra caiu de 25,3% em 2010 para 23,8% em 2024.

  • O número total de empregados negros também recuou entre 2016 e 2022 e só voltou a crescer a partir de 2023.

Opinião: O carvão ainda é essencial em indústrias como a siderurgia, alumínio, indústria química e fabricação de cimento, setores nos quais o uso desse mineral permanece resistente, dada a falta de alternativas viáveis em grande escala, escreve Fernando Luiz Zancan, o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável.

Newsletter comece seu dia

Inscreva-se e comece seu dia bem informado sobre tudo que envolve energia