Um estande da Blue Zone, área que abriga instalações oficiais da COP30 em Belém, no Pará, pegou fogo na tarde desta quarta (20/11), levando à evacuação imediata do setor. Às 14h37, a organização confirmou que o incêndio ocorria na Zona B, e as salas de negociação foram esvaziadas, com delegações nacionais deixando o local.
“A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, afirmou em nota.
Ainda segundo a organização oficial, “o chefe do Corpo de Bombeiros do país anfitrião ordenou a evacuação de todas as instalações. O serviço de bombeiros realizará verificações completas de segurança e deve fornecer uma atualização às 16h. Observe que as instalações estão agora sob a autoridade do país anfitrião e não são mais consideradas uma Blue Zone”.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, as causas ainda são desconhecidas e após os trabalhos de resguardo, a organização vai avaliar quando será possível retomar os trabalhos.
O ministro ressaltou que não há informações conclusivas, mas a suspeita é que o incêndio pode ter sido iniciado pelo carregamento do celular ou um curto na rede elétrica. O fornecimento de energia foi cortado.
Além dos estandes dos países, é na Blue Zone onde estão localizadas salas de negociação.
“Não tem ninguém ferido, o incêndio está contido. Os matérias são antichama e vamos avaliar se conseguimos retomar os trabalhos. Daqui a pouco minutos, vamos saber o que ocasionou isso e se vamos recomeçar o trabalho hoje ainda ou amanhã”, informou Sabino.
Negociações interrompidas
Segundo apurou a agência eixos, praticamente todas as negociações do dia foram canceladas, já que ainda não há um texto final da conferência — originalmente prevista para terminar amanhã (21/11).
A expectativa era que, nesta tarde, a ministra da Colômbia, Irene Vélez Torres, lançasse oficialmente a Declaração de Belém para a Transição Longe dos Combustíveis Fósseis, apresentada na COP30. O documento reafirma o compromisso de países com uma transição justa, ordenada e equitativa alinhada à meta de 1,5°C
Matéria em atualização
